O rebaixamento da represa de Salto Grande, em Americana, terá início terça-feira (22). A prefeitura começa o processo para rebaixar aproximadamente dois metros da represa e limpeza. A operação deve durar 60 dias e a intenção é realizar o deprecionamento da represa anualmente. O rebaixamento elimina os aguapés e ajuda a despoluir a represa.
As informações foram reveladas nesta quinta, durante a sessão da Câmara, pelo vereador e ex-secretário do Meio Ambiente, Odair Dias (Pros).
“Dia 22 inicia o rebaixamento, com média de dois centímetros por hora. Levará em torno de três dias, é algo inédito na represa, que tem 71 anos”, afirmou.
Odair explicou que com o rebaixamento, todo o aguapé (macrófitas) é desidratado. “A CPFL vai fornecer equipamentos e a prefeitura vai entrar com a mão de obra. A retirada é manual”, explicou.
De acordo com o vereador, 35% do espelho d’água da represa estava coberto de aguapés há um ano. Hoje, diz, esse número varia entre 8% e 9 %. “Depois do deprecionamento teremos menos de 1%”, afirmou.
Odair ressaltou que os aguapés são uma defesa natural e que se proliferam pela concentração de fósforo e nitrogênio que existe no local, concentrados no esgoto.
Ele fez um alerta aos moradores da região das orlas, para limparem o fundo dos seus imóveis. “Porque quando rebaixar, imagine só o tanto linear que a água vai retrair. Cada um precisa fazer um pouco”.
Após o rebaixamento, gradativamente, de acordo com a vazão, será feita a recomposição e a represa voltará a ter o nível normal, conforme explicou Odair.