O vereador Luiz da Rodaben (PP) foi eleito ontem presidente da Câmara de Americana para o biênio 2019-2020. Ele recebeu 13 dos dez votos necessários para ocupar o cargo máximo do Legislativo Municipal.
Rodaben superou com folga seu adversário, Odir Demarchi (PR), que obteve seis votos. A votação foi realizada em cédulas, pois o painel eletrônico, que funcionou durante a sessão de quinta-feira, falhou duas vezes ontem.
Também foram eleitos o vice-presidente Marschelo Meche (PSDB), o primeiro secretário Léo da Padaria (PCdoB), o segundo secretário Dr. Otto Kinsui (MDB), o terceiro secretário Dr. Alfredo Ondas (MDB) e a quarta secretária Judith Batista (PDT).
Foram definidas ainda as composições das 17 comissões do Legislativo e os líderes de partido.
Rodaben desempenhava a liderança de governo na Câmara desde que o vereador Rafael Macris (PSDB) abandonou a função em outubro, logo após as eleições gerais.
A vitória de Rodaben já era dada como certa às vésperas da eleição, mas a negociação avançou durante a madrugada. “Ontem era 1h da manhã e nós (estávamos) falando ao celular e tentando acertar o grupo para que chegássemos a esta conquista”, ilustrou.
Em seu pronunciamento após ser eleito presidente da Câmara, ele reafirmou sua aliança com a Administração Omar Najar (MDB) ao agradecer o empenho do secretário de Governo, Juninho Barros, durante o processo eleitoral. “Tenho um compromisso junto ao Poder Executivo de que esta Casa trabalhe para o bem de Americana”, declarou.
O novo chefe do legislativo americanense também agradeceu aos demais vereadores pela confiança e definiu como será sua atuação à frente da Câmara.
“Passado o momento de eleição é hora de trabalharmos em harmonia em prol da comunidade de Americana. Conto com a colaboração de cada um para que possamos sair deste mandato com a sensação de dever cumprido, afinal a população depositou esse voto de confiança em nós”, discursou.