domingo, 28 abril 2024

MP arquiva representação contra Omar no caso DAE

O MP (Ministério Público) de Americana arquivou a representação feita pelo vereador de oposição Gualter Amado (PRB), que acusava o prefeito Omar Najar (MDB) de suposto ato de improbidade administrativa ao transferir R$ 20 milhões das contas do DAE (Departamento de Água e Esgoto) para as da prefeitura. Com o arquivamento, a Promotoria isenta o prefeito no caso. 

O diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, também está isento de culpa na acusação. O comunicado do MP foi entregue ontem à Administração de Americana. 

A operação financeira ocorreu em novembro de 2018 e , de acordo com a prefeitura, todo o valor foi restituído à conta de origem, com correção monetária pelo IGP-M/FGV (Índice Geral de Preços do Mercado da Fundação Getúlio Vargas). 

A transferência de dinheiro entre os dois caixas também é objeto de investigação da CEI (Comissão Especial de Inquérito) do DAE, aberta na Câmara no primeiro trimestre deste ano. 

O repasse do DAE para a prefeitura foi a alternativa encontrada pela Administração para quitar despesas trabalhistas com o funcionalismo público, como 13º salários, férias e “demais encargos que se acumulam ao término de cada exercício”, como explicou a prefeitura ao promotor do caso, Sergio Claro Buonamici. 

O promotor citou a lei municipal nº 3255/1998, que autoriza as transações entre a autarquia e a prefeitura para o pagamento de despesas e o contrato firmado entre ambos. A tentativa frustrada de revogar a lei, em março de 2018, também é mencionada pela Promotoria. 

Buonamici destacou ainda que o valor estava disponível no caixa do DAE, sem destinação imediata e específica. “De modo que não houve prejuízo à autarquia na realização de alguma obra ou prestação de serviço à população americanense”, escreveu no comunicado de arquivamento, entregue ontem na prefeitura. 

“Portanto, não houve ilegalidade ou prejuízo ao erário demonstrado que ficou justificada a conduta para o empréstimo”, escreveu o promotor. 

Até a tarde de ontem, o vereador Gualter Amado, autor da representação ao Ministério Público, não havia sido comunicado da ação do promotor. “Estarei avaliando, porém neste primeiro momento penso em recorrer”, declarou. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também