segunda-feira, 25 novembro 2024

RMC vai receber 42 respiradores do Estado

O governo de São Paulo iniciou hoje (9) a distribuição de novos respiradores para a RMC (Região Metropolitana de Campinas). Os equipamentos estavam prometidos desde abril. A informação foi divulgada pelo gabinete do deputado estadual e presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), Cauê Macris.

Ele solicitou que a região fosse beneficiada com parte dos equipamentos comprados pelo Estado para o socorro dos pacientes em estado grave. O objetivo, explicou, já era a expansão do número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos hospitais do interior.

Oito dos 20 municípios da RMC recebem os primeiros equipamentos. Serão 42 no total. Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia e Sumaré receberão cinco aparelhos cada. Nova Odessa, dois.

Ainda na RMC, Indaiatuba e Jaguariúna receberão cinco respiradores cada. Campinas receberá outros dez.

Fora da RMC, mas dentro da Região Administrativa de Campinas, quatro outros municípios vão receber respiradores novos nos próximos dias, cinco cada: Amparo, Rio Claro, Itapira e Limeira.

“A medida dá mais segurança aos profissionais da saúde que estão na linha de frente para o tratamento da Covid-19. Caso seja necessário, mais respiradores poderão ser disponibilizados”, afirmou o deputado.

A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações pela doença. Até o fim desta semana, o governo do Estado pretende entregar 830 respiradores para hospitais de todo o Estado.

A macrorregião de Campinas é subdividida em três DRSs (Departamentos Regionais de Saúde), que são subordinados à Secretaria de Estado da Saúde. Cada um deles determina capacidade de atendimento, transferências de pacientes e remanejamento de vagas de enfermaria e UTIs nos municípios.

A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações pela doença

NO ESTADO

Em todos os hospitais do Estado de São Paulo, são 72 mil vagas disponíveis de UTI para atendimento de pacientes em estado grave.

SANTA BÁRBARA ESPERA PARA ESTA QUARTA

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que os equipamentos têm previsão de entrega até amanhã (10) e que deverão ser instalados no Hospital Santa Bárbara, a Santa Casa, que está com 100% de ocupação na UTI (Unidade de Terapia Intenstiva).

A Prefeitura de Sumaré informou apenas que os respiradores “ainda não estão disponíveis para a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Sumaré, que aguarda orientações da Diretoria Regional de Saúde. Mais informações serão divulgadas assim que disponíveis”.

As prefeituras de Americana, Hortolândia e Nova Odessa não responderam aos questionamentos da reportagem sobre a chegada dos respiradores.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também