sábado, 23 novembro 2024

30% dos atendidos na UPA do Matão são campineiros

Pacientes de Campinas representam 30% dos atendimentos realizados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Matão, em Sumaré.
Segundo o ISSRV (Instituto Social Saúde Resgate à Vida), organização social gestora da unidade, a média mensal é de 4 mil atendimentos de pacientes de Campinas, o que representa 30% de todos os atendimentos prestados na unidade, já que no geral são atendidas de 12 mil pessoas por mês.
Para a Secretaria de Saúde de Sumaré, o aumento na demanda ocorre em virtude do bom atendimento prestado na unidade, além de melhor estrutura física e de equipamentos após a troca de prédio da UPA Matão, em março deste ano.
“Com uma estrutura melhor, como é a da UPA Matão, os pacientes estão recebendo atendimento digno e humanizado, o que tem atraído também moradores de cidades vizinhas, como Campinas e Paulínia, que ficam próximas ao limite com a região do Matão. Ampliamos o atendimento em quantidade e qualidade, o que é uma grande conquista para a população e para a Saúde de Sumaré”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
De acordo com a Prefeitura de Sumaré, apenas em seu primeiro mês de funcionamento, a UPA Matão atendeu a 47,25% pacientes a mais que o antigo PA (Pronto Atendimento). A nova unidade foi inaugurada no dia 2 de março e, até o dia 31, foram registrados 11.511 atendimentos, contra 7.817 no mês de fevereiro, ainda no antigo prédio. Em média, são quase 100 pacientes a mais por dia.

OUTRO LADO

A Prefeitura de Campinas informou que o SUS é universal e não estabelece fronteiras. Além disso, lembrou que também atende pacientes de Sumaré. “Inclusive, na UPA Padre Anchieta 40% dos atendimentos são relativos a pacientes de Sumaré e Hortolândia. No local está sendo construído o PS Metropolitano, que vai qualificar e ampliar o atendimento”, destacou.
A Administração destacou que a vocação de Campinas na área de Saúde impõe ao município – tudo devidamente pactuado com Estado e Ministério da Saúde – o atendimento a pacientes não somente de Sumaré e Hortolândia, mas de outras cidades.
“Um dos exemplos é o tratamento de radioterapia ofertado pelo Hospital Dr. Mário Gatti. Ressalta-se ainda que o entendimento metropolitano da saúde é cada vez mais necessário e atual, sendo pauta frequente do Conselho de Desenvolvimento da RMC”, finalizou.

Investimento de R$ 272 mil

A nova unidade de urgência e emergência do Matão recebeu investimentos de R$ 272 mil, possui 740m², estrutura física e equipamentos de saúde novos. “A recepção e todas as salas são climatizadas, oferecendo mais conforto aos pacientes. No total, são cinco consultórios médicos, que contam com ginecologistas, clínicos gerais, dentistas e pediatras; sala de emergência, de radiologia, sutura e gesso, soroterapia, isolamento, observação adulta e pediátrica, sala de eletrocardiograma e administrativa, além de necrotério, Central de Materiais Esterilizados, farmácia e uma entrada para emergência totalmente separada da entrada principal”, informou a assessoria.
A unidade fica na Avenida Emílio Bosco, n° 1.620, Jardim Santa Clara e funciona 24 horas por dia.
Pelo princípio do SUS (Sistema Único de Saúde), “todos os pacientes que procuram a unidade são devidamente atendidos”, informou a prefeitura.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também