sábado, 23 novembro 2024

Americana confirma problema em respirador

Segundo a prefeitura, todos os outros 11 aparelhos serão submetidos a análise e investigação. Até que isso ocorra, os respiradores ficarão lacrados e sem utilização, de acordo com a administração 

O problema ocorreu em um respiradores  comprados em abril pela Secretaria de Saúde para o atendimento a pacientes graves de Covid-19 no Hospital Municipal ( Foto: arquivo/ Todo Dia)

A Prefeitura de Americana informou nesta sexta-feira (2) que uma análise técnica independente identificou, preliminarmente, problemas em um dos 12 respiradores da marca VentMed, comprados em abril pela Secretaria de Saúde e que vêm sendo utilizados para o atendimento a pacientes graves de Covid-19 no HM (Hospital Municipal) Dr. Waldemar Tebaldi.

Com isso, segundo a prefeitura, todos os outros 11 aparelhos serão submetidos a análise e investigação. Até que isso ocorra, os respiradores ficarão lacrados e sem utilização, de acordo com a administração.

Até o momento, a prefeitura diz que nenhum paciente do HM teve qualquer prejuízo na saúde por eventual falha nos equipamentos.

O CASO

Conforme mostrou o TODODIA no último sábado, o caso está sendo investigado pelo MP (Ministério Público) de Americana, após denúncias sobre supostas falhas nos respiradores terem sido enviadas ao 1º Promotor de Justiça de Americana, Clóvis Cardoso de Siqueira, por meio da ex-vereadora Maria Giovana. Ela teve acesso e encaminhou ao MP um relatório técnico interno da área de Saúde, assinado por profissionais de fisioterapia e enfermagem da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), que apontou, em maio, pouco mais de um mês depois da chegada dos equipamentos, que os respiradores não estariam funcionando adequadamente, fora de parâmetros, inclusive supostamente colocando “em risco a vida” de pacientes de Covid no HM.

Com base no relatório, o promotor enviou ofício “urgentíssimo” na última sexta-feira (25) ao prefeito Chico Sardelli (PV) e a autoridades da área, solicitando explicações da prefeitura e da Secretaria de Saúde, no prazo de 48h, a respeito dos supostos problemas no funcionamento do lote de respiradores.

No mesmo dia do ofício do MP, a Secretaria de Saúde de Americana confirmou ter recebido também o relatório dos profissionais da Fusame, questionando os equipamentos – adquiridos com uma verba de R$ 700 mil repassada pela Câmara de Vereadores.

De acordo com a Secretaria de Saúde, logo após apontamentos de profissionais, ainda no início de junho, foram iniciadas apurações internas sobre o funcionamento dos respiradores.

O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, disse que providenciaria uma análise independente dos aparelhos nesta semana, uma vez que todos têm registros regulares na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, segundo o fabricante, estariam dentro das conformidades.

Nesta sexta, uma semana após o ofício do MP, a prefeitura confirmou que a análise preliminar apontou problemas em um dos aparelhos, e que por isso todos os outros serão submetidos a avaliação.

“A Secretaria de Saúde já comunicou os primeiros resultados ao Ministério Público e, em paralelo, abriu sindicância interna para apurar toda e qualquer denúncia relativa ao caso”.. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também