O número de casos confirmados do novo coronavírus no mundo passou a marca de 3 milhões nesta segunda-feira (27). Pelo menos 193 países já foram afetados e as mortes já passam de 200 mil.
Dos 3 milhões de casos, quase um terço são nos Estados Unidos – 968 mil até ontem. Perto de 800 mil do total de doentes foram considerados curados em todo mundo.
A infecção pelo Sars-CoV-2 (nome do vírus) ganhou velocidade desde que a doença foi reportada à OMS (Organização Mundial da Saúde) em 31 de dezembro de 2019.
Segundo informações da própria OMS, até 4 de janeiro de 2020 havia 44 pessoas infectadas, todas na China. Mas nem mesmo a dura quarentena imposta na China conseguiu impedir que o coronavírus chegasse a outros países e infectasse 100 mil pessoas nos 62 dias seguintes.
Daí em diante, o número de casos confirmados cresceu cada vez mais rapidamente e em 27 dias atingiu 1 milhão de pessoas.
A velocidade com a qual a doença se disseminava dobrou e 12 dias depois do primeiro milhão o mundo já contabilizava 2 milhões de pessoas com a Covid-19.
Se o número de casos confirmados mantiver o mesmo ritmo de crescimento observado em abril, até o fim de maio haverá mais de 5 milhões de infectados pelo mundo.
EMERGENTES
Em abril, países emergentes tiveram saltos no número de casos confirmados. A Rússia e a Turquia chegaram rapidamente à lista de dez países mais afetados pelo novo coronavírus.
O Brasil também avançou rápido e é o 11º entre os que tem mais infectados e mortos. À sua frente, na 10ª posição em número de casos confirmados, está a China, país em que o vírus foi registrado pela primeira vez.