quarta-feira, 1 maio 2024

Ações do Projeto Coralizar já recuperaram mais de 2.500 corais na costa do nordeste brasileiro

Recifes de corais são indispensáveis para 25% das espécies marinhas

 O Projeto Coralizar, que visa ações de recuperação de corais no nordeste brasileiro, já conseguiu recuperar mais de 2.500 corais. No Brasil, as espécies vêm enfrentando ameaças relacionadas ao aquecimento global e branqueamento, que podem ocasionar mortes.

A recuperação começa com a coleta dos animais que se desprenderam das colônias e seriam soterrados. Posteriormente, em laboratório, são fragmentados em partes menores, medidos e instalados em mesas de cultivo, antes de serem colados nos berçários e devolvidos ao mar.
A iniciativa já ajudou a salvar mais de 2.500 corais das espécies Mussismilia harttii e Millepora alcicornis em Porto de Galinhas e Tamandaré, no litoral Sul de Pernambuco, localizada na APA (Área de Proteção Ambiental), a maior área marinha protegida no país.

Os recifes de corais são indispensáveis para a manutenção da vida marinha. Ao todo, 25% das espécies dos oceanos são dependentes de recifes de corais em alguma fase do ciclo de vida.

De acordo com pesquisadores, eles auxiliam no equilíbrio do clima em todo o mundo e funcionam como barreiras naturais na proteção de regiões costeiras, onde vivem mais de 60% da população brasileira. Além disso, conseguem gerar emprego e renda em ações de turismo sustentável. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também