A ampliação vale inclusive para doses que já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (10) a prorrogação do prazo de validade da vacina adulta da Pfizer de 12 meses para 15 meses. A ampliação vale inclusive para doses que já foram distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados.
Segundo a agência, há lotes no Brasil com validade de 9 meses e 12 meses. Assim, independentemente da data impressa na embalagem, as doses passam a ter validade de 15 meses.
A Anvisa também autorizou o laboratório a importar novos lotes com prazo de validade inferior a 15 meses.
Como mostrou a reportagem, o Ministério da Saúde contava com a ampliação do prazo de validade do imunizante. O pedido foi feito à Anvisa pelo fabricante. Em abril do ano passado, a agência autorizou que a validade passasse de 9 para 12 meses, tanto para a vacina adulta como para a pediátrica.
A decisão desta segunda-feira vale, no entanto, exclusivamente para a vacina adulta -de tampa roxa. Assim, a vacina pediátrica continua valendo por 12 meses, seja a de tampa laranja (que é destinada a crianças de 5 a 11 anos), seja a de tampa vinho (liberada para bebês de 6 meses a 4 anos de idade).
A diretoria colegiada levou em conta pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária da agência, e ressaltou que os dados fornecidos pela Pfizer permitem rastrear e identificar a validade dos lotes já distribuídos.