Os balões juninos encantam muita gente e à primeira vista até parece se tratar de um espetáculo pelo céu. Mas, não se engane. Soltar balões, além de ser crime, põe a vida de muitas pessoas em risco – seja por incêndios ou por acidentes, especialmente com aviões e helicópteros. E essa irresponsabilidade foi flagrada na manhã desta sexta-feira (9) na cidade de São Bernardo do Campo, região da Grande São Paulo.
Um enorme balão que voava pelo céu de uma região que tem grande tráfego aéro , como é o caso da Grande SP, por sorte não colidiu com nenhuma aeronave e nem mesmo caiu em uma área de mata ou residências, que poderia resultar em tragédia. Seu pouso deu-se em uma represa. A Defesa Civil publicou em seu twitter a imagem desse flagrante.
A Defesa Civil lembra que nessa época seca, os incêndios florestais se multiplicam por causa dos balões. As chamas se espalham mais rápido e devastam áreas imensas de floresta e no estado de São Paulo já se contabilizou cinco casos de incêndios provocados por balões.
Vale destacar que a legislação proíbe a fabricação, venda, transporte e soltura de balões, quem for flagrado em uma dessas modalidades criminosas poderá ter de cumprir pena de um a três anos de detenção ou multa.