sexta-feira, 3 maio 2024

Berlim: Polícia interrompe marcha de coronacéticos

Uma marcha de cerca de 20 mil pessoas foi interrompida pela polícia na tarde deste sábado (29) em Berlim, na Alemanha. Os manifestantes, de diferentes grupos, protestavam contra as medidas do governo para conter a pandemia de coronavírus. 

O ato havia sido proibido na quarta (26) pelo governo de Berlim, sob o argumento de que medidas de distanciamento físico haviam sido desrespeitadas em evento semelhante em 1º de agosto. Os organizadores recorreram à Justiça e, na manhã deste sábado, o Tribunal Administrativo de Berlim liberou o evento, por entender que não havia indício de que ele “ignoraria deliberadamente” as regras de distanciamento físico e colocaria em risco a saúde pública. 

O juiz não impôs o uso de máscaras, mas determinou que os organizadores lembrassem frequentemente os participantes de manter distância. Segundo a polícia, que destacou 3.000 homens para vigiar a passeata, isso não foi cumprido, o que exigiu a dispersão dos participantes. 

Os manifestantes haviam se concentrado pela manhã em volta do portão de Brandemburgo, gritando slogans de movimentos pró-democracia na ex-Alemanha Oriental, como “Abra o portão” e “Nós somos o povo” – este último também usado por grupos de extrema direita. 

Grupos libertários reclamavam das restrições impostas pelo governo, por entender que elas violam seus direitos de ir e vir e se expressar. Outros movimentos questionam a gravidade da pandemia e afirmam que o governo está destruindo seus empregos. 

O programa do governo para evitar desemprego na quarentena foi ampliado e os números de junho e julho mostram recuperação econômica. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também