sexta-feira, 26 abril 2024

Bolsonaro se reunirá com caminhoneiros para tentar suspender paralisações

Encontro será realizado por videoconferência  

Áudio do presidente Jair Bolsonaro que circula nas redes sociais pede o fim da paralisação dos caminhoneiros – Alan Santos/PR

Depois de uma madrugada de bloqueios nas estradas feitos por caminhoneiros que o apoiam, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) irá se reunir ainda na manhã desta quinta-feira (9) com representantes da categoria. O encontro foi divulgado pelo chefe do Executivo a apoiadores em uma informação posteriormente confirmada pelo Ministério da Infraestrutura.

“Eu tenho uma hora na manhã… já tenho o tempo tomado com o pessoal dos Brics, uma hora, mas estou mais cedo também. Nesses dois intervalos vou conversar com os caminhoneiros para a gente tomar uma decisão”, disse o presidente a apoiadores na frente do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Assista ao vídeo em que Bolsonaro anuncia o encontro com a categoria:

“Fala para os caminhoneiros aí, são nossos aliados, mas esses bloqueios atrapalham a nossa economia. Isso provoca desabastecimento, inflação, prejudica todo mundo, em especial os mais pobres. Então, dê um toque aí para os caras, se for possível… para liberar, para a gente seguir a normalidade”

por Presidente Jair Bolsonaro

Pouco tempo depois da divulgação do áudio, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas confirmou a veracidade e reforçou o pedido do chefe do Executivo para que os manifestantes desistissem da mobilização. “Nos grupos de caminhoneiros muita gente está questionando se um áudio do presidente da República que vazou é real, e se esse áudio é atual. Bom, esse áudio é real, de hoje, e mostra a preocupação do presidente com a paralisação”, iniciou o ministro, em vídeo.

“Essa paralisação ia agravar efeitos, na economia, inflação, e ia impactar aos mais pobres, os mais vulneráreis. Uma paralisação traria desabastecimento, prejudicando a população. Há a preocupação de todos com a melhoria da situação do país, mas a gente não pode tentar resolver um problema criando outro. Daí a preocupação do presidente da República. Então peço a todos que ouçam, escutem, a palavra do presidente. No áudio mesmo, o presidente fala que a solução vai acontecer através do diálogo entre as autoridades. Então vamos confiar nessa condução, no diálogo. Vamos em frente”, acrescentou.

Bloqueios nos estados

O Ministério da Infraestrutura divulgou novo boletim sobre a situação de bloqueios nas estradas e informou que, às 8h d hoje, foram registrados pontos de concentração em rodovias federais em 15 estados.

Os bloqueios começaram anteontem, durante os atos de caráter golpista do 7 de Setembro convocados pelo atual mandatário, e seguiram ao longo da quarta (08) e na manhã de hoje.

Os estados citados pelo ministério, a partir de informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), são: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Rio de Janeiro, Rondônia. Maranhão, Roraima, São Paulo e Pará.

Segundo o último boletim divulgado pela pasta, houve redução de 10% de ocorrência desde o boletim anterior, divulgado às 0h30. O texto colocado no Twitter ainda informa que o fluxo na BR/101 no Espírito Santo voltou à normalidade.

Ainda segundo o Ministério da Infraestrutura, foram liberados “corredores logísticos essenciais para o abastecimento” no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também