sexta-feira, 3 maio 2024
EM SALVADOR

Brasil registra caso de paciente com cólera após 18 anos

Homem de 60 anos contraiu a doença em Salvador, sem ter viajado para outro lugar
Por
Isabela Braz
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pela primeira vez em 18 anos, o Ministério da Saúde registrou um novo paciente diagnosticado com cólera no país. O homem, de 60 anos, contraiu a doença em Salvador (BA), sem ter viajado para outro lugar, sendo a doença contraída no local onde ocorreu o diagnóstico.

Após investigação epidemiológica, junto às pessoas que tiveram contato com o paciente, o Ministério da Saúde informou que novos casos na área não foram identificados e que esse seria um caso isolado.

O caso foi detectado em março de 2024, quando o homem teria apresentado desconforto abdominal e diarreia aquosa. Duas semanas antes ele havia feito uso de antibiótico para tratamento de outra patologia.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o período de transmissão da doença é de um a dez dias após a infecção. Entretanto, para as investigações epidemiológicas está padronizado no Brasil o período de até 20 dias por margem de segurança. Com isso, desde o dia 10 de abril o paciente não transmite mais o agente etiológico.

ÚLTIMOS CASOS

No Brasil, os últimos registros autóctones de cólera ocorreram em Pernambuco em 2004, com 21 ocorrências, e em 2005, com cinco casos confirmados.

A partir de 2006, não houve casos de cólera autóctones, apenas importados: um de Angola, notificado no Distrito Federal (2006); um proveniente da República Dominicana, em São Paulo (2011); um de Moçambique, no Rio Grande do Sul (2016); e um da Índia, no Rio Grande do Norte (2018).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de janeiro a março de 2024, 31 países registraram casos ou declararam surto de cólera. Seguindo a classificação da OMS, a Região Africana foi a mais afetada, com 18 países. Nas Américas há surtos declarados apenas no Haiti e na República Dominicana.

A DOENÇA

De acordo com o ministério da Saúde, a cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados. É uma doença ligada diretamente ao saneamento básico e à higiene.

A bactéria leva de algumas horas a 5 dias para provocar os primeiros sintomas no organismo. Frequentemente, a infecção é assintomática ou causa diarreia leve, podendo também se apresentar de forma grave, com diarreia aquosa e profuso, em algumas situações, tendo vômitos, dor abdominal e cãibras.

Quando não tratada prontamente e da forma correta, a cólera pode evoluir para quadros mais graves e provocar complicações, como desidratação intensa, levando, inclusive, à morte.

O período de transmissibilidade perdura enquanto a pessoa estiver eliminando a bactéria nas fezes, o que ocorre, na maioria dos casos, até poucos dias após a cura. Para fins de vigilância, o período aceito como padrão é de 20 dias.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também