sábado, 20 abril 2024

Cão de faro Thor encerra sua “carreira” no Baep

Aos oito anos de vida, o pastor Belga Malinois Thor, que conquistou fama por causa de sua atuação como cão de faro, finalmente conquistou a merecida aposentadoria. Agora, vai ficar aos cuidados do seu adestrador. O último dia de janeiro marcou também o último dia de serviço do cão de faro do 10º Baep (Batalhão de Ações especiais de Polícia) de Piracicaba.

Segundo o Baep, Thor foi treinado para ser um cão de dupla função. Ou seja, atuava em ocorrências utilizando seu faro extremamente aguçado para drogas e armas. E também protegia os policiais. Nestes sete anos de atuação, ajudou a retirar de circulação três toneladas de drogas e armas de fogo. Também atuou em ocorrências de guarda e proteção, tendo imobilizado criminosos e ajudado a proteger os policiais.

Thor ficou lotado na Companhia de Força Tática do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em Rio Claro. A partir de 19 de dezembro de 2019, passou a integrar o plantel do 10º Baep, aumentando sua área de atuação para toda a macro região de Piracicaba.

Em nota, o Baep informou que Thor nasceu em primeiro de fevereiro de 2013. E sempre foi adestrado por dois policiais, o cabo Moretti e o cabo R. Martins. Eles trabalharam com o cão adestrado por sete anos. “O cabo R. Martins conheceu Thor aos 70 dias de vida, como um filhote, mas recebeu a missão do Cabo Moretti de treiná-lo e conduzi-lo em missões reais somente a partir de seu primeiro ano de vida, tendo o feito com maestria e distinta dedicação até hoje, seu último dia de serviços prestados à sociedade paulista”, trouxe a nota do Baep.

“Hoje nos despedimos do grande amigo e companheiro de trabalho Thor, depois de oito anos de efetivos serviços prestados ao povo paulista, o cão vai curtir sua merecida aposentadoria com seu companheiro R. Martins, que não abandona e nunca abandonará seu amigo por nada. Obrigado pelos seus serviços Thor, a missão agora fica com os mais novos! Bom descanso!”, trouxe a nota do Baep. Atualmente, o Canil do Baep conta com cerca de dez animais adestrados para ajudar nas operações em 52 cidades da região, inclusive em Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também