Quinta, 27 Janeiro 2022

Comissão convoca Guedes para explicar offshore

Brasil + MundoDinheiro no exterior

Comissão convoca Guedes para explicar offshore

Por ser uma convocação, o ministro é obrigado a comparecer

Paraíso fiscal | Paulo Guedes terá de se explicar (Foto: Arquivo/ TodoDia Imagem)
Câmara e Senado aprovaram nesta terça-feira (5) requerimentos para ouvir o ministro Paulo Guedes (Economia) e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a manutenção de offshores em paraísos fiscais. Na Câmara, como se trata de uma convocação, o ministro é obrigado a comparecer. Ainda não há data.

A convocação de Guedes foi aprovada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público a partir de requerimentos apresentados pelos deputados Kim Kataguiri (DEM-SP) e Paulo Ramos (PDT-RJ). Eles querem que o ministro esclareça suas movimentações financeiras no exterior através de offshore.

"Há indícios graves de que Paulo Guedes manteve offshore em desacordo com o Código de Conduta da Alta Administração Federal, além de ter atuado na reforma tributária para retirar a tributação de offshores, o que configura, no mínimo, conflito de interesse", disse Kataguiri. "O ministro deve explicações à sociedade."

Já no Senado, a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) aprovou convite para Guedes e Campos Neto. Por se tratar de convite, eles não são obrigados a comparecer, mas o líder do governo na Casa, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), afirmou que os dois já se comprometeram a ir ao colegiado em 19 de outubro.

A existência dos investimentos de Guedes e Campos Neto no exterior foi revelada neste domingo por veículos do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, o ICIJ. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 27 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/