segunda-feira, 6 maio 2024

COP27: CAIXA assina acordo com New Development Bank para estruturar projetos e iniciativas sustentáveis

 Pelo acordo, os dois bancos pretendem colaborar com o crescimento inclusivo e o desenvolvimento sustentável no Brasil

Daniella Marques, presidente da CAIXA, e Marcos Troyjo, presidente do NDB, firmam Memorando de Entendimento para estruturar iniciativas sustentáveis.
Foto: CAIXA Notícias/Divulgação

A CAIXA firmou, na última quarta-feira (16), na COP27, Memorando de Entendimento com o New Development Bank, banco estabelecido pelos países do BRICS. A parceria vai promover projetos e iniciativas de cooperação nas áreas de energia renovável e eficiência energética, proteção ambiental, agricultura sustentável, água e saneamento e infraestrutura social. 

Pelo acordo, os dois bancos pretendem colaborar com o crescimento inclusivo e o desenvolvimento sustentável no Brasil.

A presidente da CAIXA, Daniella Marques, explicou que as ações a serem desenvolvidas vão desde a troca de experiências entre as instituições até o financiamento de projetos de infraestrutura. A presidente do banco destacou ainda que a parceria prevê o compartilhamento de conhecimento, por meio da organização de eventos conjuntos, treinamento e pesquisas na área ambiental.

O presidente do New Development Bank, Marcos Troyjo, comentou que a colaboração entre os dois bancos está centrada em uma visão compartilhada para o crescimento e desenvolvimento sustentável do Brasil. 

O New Development Bank é uma instituição financeira estabelecida pelos países que compõem o BRICS, grupo formado por países de economias emergentes. O banco mobiliza recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos participantes. Em 2021, iniciou a expansão de membros e admitiu Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai como seus novos países membros.

Na COP27, a CAIXA também firmou acordo de cooperação com a Verra, organização líder mundial em padronização de projetos de carbono. Firmado na última segunda-feira (14), o acordo prevê troca de experiências a longo prazo entre as instituições, para fortalecer o crescimento da participação da CAIXA no mercado de carbono, avançando ainda mais nos critérios de sustentabilidade de produtos, processos e negócios. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também