O Procon-SP lançou uma nova pesquisa com o objetivo de conhecer a percepção e opinião do consumidor sobre o uso da inteligência artificial nas compras online. Em setembro do ano passado, uma primeira sondagem relacionada à percepção do consumidor quanto ao uso de IA foi realizada, com foco no atendimento pelo Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) das empresas.
A pesquisa conta com um questionário de 13 perguntas múltipla escolha e pode ser respondida pelo site ou pela redes sociais do órgão. Os participantes são convidados a opinar sobre diversas questões que envolvem o uso de inteligência artificial durante as compras em lojas virtuais, como o uso da inteligência artificial durante as compras em lojas virtuais, assim como o uso de inteligência artificial na coleta de dados e análise do comportamento do consumidor e se já foi vítima de fraude após a interação com IA.
Com o aumento das compras online e a ampliação do uso de algoritmos e ferramentas baseadas em inteligência artificial pelo comércio eletrônico, o tema tem ganhado importância para os especialistas do órgão de defesa do consumidor, que possui comissões internas voltadas à discussão de segmentos relacionados à economia digital e suas vertentes.
Com a coleta dos resultados, serão norteados o desenvolvimento de atividades da área de estudos e pesquisas do Procon-SP, como materiais educativos, palestras e outras ações. Na enquete realizada em setembro de 2023, as perguntas foram sobre o atendimento realizado por sistemas baseados em IA pelos Serviços de Atendimentos ao Cliente; qual a avaliação relacionado a nova forma de atendimento se as interações eram suficientes para atender suas necessidades e expectativas.