quarta-feira, 20 novembro 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Cresce ocupação profissional de mulheres negras em São Paulo

O nível de ocupação subiu 10% entre mulheres negras, entre 2019 e 2023
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação / Governo de SP

A ocupação profissional de mulheres negras no Estado de São Paulo registrou crescimento nos últimos anos, segundo informações da Fundação Seade. Entre 2019 e 2023, a taxa de ocupação desse grupo teve um aumento de 10%, representando o maior avanço entre negros e não negros em idade ativa. O levantamento foi divulgado em novembro, mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20.

De acordo com o estudo, a taxa de desemprego entre mulheres negras caiu de 18,1% em 2019 para 11,1% em 2023, configurando a maior redução registrada no período. Apesar disso, o índice ainda é 5,3 pontos percentuais superior ao dos homens não negros, que permanecem em posição mais favorável.

Outro dado destacado pela pesquisa foi a queda na taxa composta de subutilização da força de trabalho, que considera desocupados, subocupados e a força de trabalho potencial. Entre as mulheres negras, essa taxa passou de 30,1% em 2019 para 21,8 em 2023, uma redução de 8,4 pontos percentuais, o que indica maior inserção no mercado.

Impacto da Pandemia

Os indicadores demonstram progresso em relação a 2019, ano anterior à crise provocada pela pandemia de Covid-19. O nível de ocupação subiu 10% entre mulheres negras e 9% entre homens negros. Já entre os não negros, o crescimento foi de 7% para mulheres e 4% para homens.

Os indicadores demonstraram progresso em relação a 2019, no ano anterior à crise provocada pela pandemia de Covid-19. O nível de ocupação subiu 10% entre mulheres negras e 9% entre homens negros. Já entre os não negros, o crescimento foi de 7% para mulheres e 4% para homens.

Iniciativa Empreenda Afro

Com o objetivo de estimular empreendedores autodeclarados pretos e pardos, de qualquer gênero, o Banco do Povo Paulista oferece a linha de crédito Empreenda Afro, com valores que variam de R$200 a R$21 mil. A iniciativa de microcrédito produtivo orientado visa apoiar pequenos empreendedores, formais ou informais, promovendo a geração de renda e empregos.

Informações sobre as unidades conveniadas ao Banco do Povo, a lista de documentos exigidos para solicitar o crédito e as taxas de juros estão disponíveis no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na página dedicada ao Banco do Povo Paulista.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também