O Instituto Nacional de Meteorologia (INM) divulgou nesta segunda (10) que durante esta semana, um ciclone extratropical atingirá parte do país, incluindo o estado de São Paulo. A previsão indica ocorrência de chuva, frio e ventos fortes em parte do centro-sul do Brasil que serão sentidos no estado a partir desta quinta (13)
A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), informou que os efeitos da formação e o deslocamento de um centro de baixa pressão, com deslocamento ao oceano, contribuirão para formação de fortes rajadas de vento, com velocidades de até 90 km/h na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva.
“Em Sorocaba, Serra da Mantiqueira, Campinas e São José dos Campos os ventos poderão atingir os 80 km/h. Embora o ciclone extratropical traga chuva para o sul do país, em São Paulo não serão registrados acumulados significativos”, disse a Defesa Civil.
Próximo ao fim de semana, as temperaturas na região terão queda, porém sem relação com o ciclone. Este fenômeno acontecerá em razão de uma entrada de massa de ar frio no estado de São Paulo.
Na sexta-feira, 14 a temperatura mínima na Capital poderá chegar aos 9°. Já os episódios de chuvas serão mais difíceis de ocorrer, e, estes, estarão associados à passagem de uma frente fria sobre o oceano.
Apesar das tempestades na parte Sul do país, a Defesa Civil alerta que não há previsão de chuva para nenhuma região do estado nos próximos dias.