Fogo atingiu ala no 10º andar e pacientes precisaram ser transferidos às pressas
Dois pacientes morreram após incêndio que atingiu uma ala do décimo andar da Santa Casa de Belo Horizonte na noite desta segunda-feira (27). Segundo informações da Santa Casa, as duas pessoas apresentavam quadro clínico grave, mas sem haver relação com queimaduras.
Não há informações sobre as causas das mortes. Os corpos foram encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal).
Um vídeo mostra a retirada de paciente e movimentação de funcionários e bombeiros em frente ao hospital.
Novecentos e trinta e um pacientes estavam internados quando o incêndio começou. Os que estavam em leitos no décimo, onde funciona a UTI, e no nono andar foram removidos às pressas, com a ajuda de funcionários, e transferidos para outros setores ou outros hospitais. No momento, os pacientes já estão retornando para receber assistência.
O fogo foi extinto pelo Corpo de Bombeiros ainda durante a noite. A área onde ocorreu o incêndio foi interditada pela Defesa Civil e as outras alas voltaram ao funcionamento normal. Além dos bombeiros, brigadistas da Santa Casa atuaram para conter as chamas.
De acordo com as primeiras apurações, o incêndio foi provocado por um vazamento de oxigênio combinado com a pane em um equipamento. Houve uma explosão, correria e gritos nos corredores do hospital. Alguns funcionários e pacientes chegaram a quebrar janelas de vidro por causa da fumaça.
O prédio da Santa Casa foi inaugurado em 1946, tem 13 andares, 19 salas cirúrgicas e é o maior centro de atendimento para pacientes do SUS em Minas Gerais. Recebe pessoas de 80% das cidades mineiras e realiza 36 mil internações por ano.
Por volta da 6h desta terça (28), o diretor de assistência à saúde do Grupo Santa Casa-BH, Cláudio Dornas, divulgou um vídeo reforçando a necessidade da volta dos pacientes à instituição.
“Muito importante que pacientes e familiares que deixaram o hospital no momento do incêndio à instituição, que retornem ao hospital para que a gente continue o tratamento para sua própria segurança”, diz em trecho do vídeo.
HISTÓRICO
Em maio de 2016, um incêndio destruiu o anexo da Santa Casa de Belo Horizonte que fica na mesma região do prédio atingido por chamas nesta segunda.
Não houve vítimas no incêndio do anexo, mas equipamentos foram destruídos. No local funcionavam o setor de engenharia clínica e o centro de pesquisas da instituição.