sexta-feira, 10 maio 2024

Dr. Nivaldo se desculpa após tirar máscara em asilo

O secretário de Saúde de Nova Odessa, Dr. Nivaldo Luis Rodrigues, que é médico, retirou a máscara de proteção contra a Covid-19 para falar com um idoso morador da Comunidade Geriátrica, localizada no Jardim Campo Belo, durante o evento de início da vacinação contra a doença no local, terça-feira (2).Ele foi fotografado e as imagens circularam pelas redes sociais e desculpou-se pelo ato – o idoso também está sem máscara. O uso da máscara é obrigatório no Estado de São Paulo.
Nas imagens, é possível ver o secretário em pé conversando com um idoso que está sentado. Dr. Nivaldo gesticula com uma das mãos e está com a máscara presa às orelhas, mas abaixada no queixo, sem cobrir a boca e o nariz. Em outra foto, ele aparece tocando a máscara na parte da frente, ato não recomendado pelos infectologistas, e com o nariz de fora.
Conforme decreto do estado, a máscara deve ser utilizada cobrindo boca e nariz sempre que a pessoa sair de casa, em áreas comuns, no local de trabalho, no transporte público. O estado afirma ainda que o uso da máscara é “essencial” em espaços coletivos, como caso da área da Comunidade Geriátrica onde Dr. Nivaldo estava.
O princípio do uso da máscara, aponta o estado, é não só proteger o indivíduo que a usa, mas também as pessoas ao seu redor, já que se trata de uma barreira mecânica que ajuda a conter a disseminação do vírus.
A visita de Nivaldo ao asilo ocorreu no mesmo dia em que o terceiro lote de vacinas chegou ao município. O secretário foi ao local para participar do início da vacinação na instituição. De acordo com a divulgação feita pela prefeitura desse início de vacinação, a Comunidade Geriátrica conta com 28 idosos e todos foram vacinados naquele dia.
No texto da última terça, a prefeitura informa que os idosos assistidos pela entidade “estão desde o dia 13 de março de 2020 isolados e proibidos de receber visitas” e que funcionários do asilo também foram imunizados “exatamente para evitar que eles contaminem os idosos e causem surtos nestas instituições”.
DESCULPAS
Diante das imagens que circularam nas redes sociais, o secretário encaminhou nota reconhecendo o erro.
“Realmente aconteceu, mas quero reforçar que estava a cerca de 2 metros do idoso. Eu baixei a máscara alguns instantes apenas porque ele não conseguia me entender. Peço desculpas e garanto que isso não vai mais acontecer. Aproveito a oportunidade, mesmo assumindo que agi errado neste episódio isolado, para reforçar a importância de se usar a máscara o tempo todo, de fazer a assepsia das mãos (lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool 70%) e de se manter o distanciamento social neste momento agudo da pandemia”, escreveu.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também