Conhecido como Mamãe Falei, o deputado viajou à Ucrânia, no último dia 28, com Renan Santos, um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre), para acompanhar o conflito após a invasão da Rússia
O deputado estadual e pré-candidato ao governo de São Paulo Arthur do Val (Podemos-SP) classificou os áudios em que afirma que mulheres ucranianas “são fáceis, porque são pobres” como um “erro em um momento de empolgação”. “Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso, o que eu falei foi um erro num momento de empolgação e pronto”, disse do Val neste sábado (5), ao ser questionado pela imprensa.
Conhecido como Mamãe Falei, o deputado viajou à Ucrânia, no último dia 28, com Renan Santos, um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre), para acompanhar o conflito após a invasão da Rússia.
O parlamentar disse ainda que os áudios foram mandados em um grupo privado para amigos. “Se as pessoas quiserem me julgar têm esse direito. Peço só que entendam o contexto, são dois contextos diferentes -uma coisa é o Arthur que foi lá, fez a missão e saiu. Outra coisa é o Arthur que já tinha saído e mandou um áudio num grupo privado para os amigos dele, de forma errada”, acrescentou.
Deputados vão acionar Conselho de Ética contra Arthur do Val por áudios
Lideranças de esquerda e de direita na Assembleia Legislativa de SP vão representar no Conselho de Ética da Casa contra o deputado Arthur do Val (Podemos), que supostamente é autor de um conjunto de áudios de teor sexista a respeito das mulheres da Ucrânia. Arthur do Val, o Mamãe Falei, viajou ao leste europeu na companhia de Renan Santos, líder do MBL (Movimento Brasil Livre), com a justificativa de que ajudariam a população ucraniana.
Nos áudios, o pré-candidato ao Governo de SP teria afirmado que as ucranianas são “fáceis” de pegar por serem pobres – e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a “melhor balada do Brasil”. Deputados do PT vão representar contra Artur do Val por quebra de decoro parlamentar.