quinta-feira, 25 abril 2024

Ex-advogado reitera que comprou silêncio de mulheres a mando de Trump

Michael Cohen, o ex-advogado de Donald Trump sentenciado a três anos de prisão nesta semana, voltou a dizer que os pagamentos que fez a duas mulheres em troca de que não revelassem um suposto caso com o presidente foram ordenados pelo republicano.

Em entrevista transmitida ontem pela emissora ABC News, Cohen afirmou que estava cansado de mentir.

“Cansei de ser leal ao presidente Trump. Minha primeira lealdade pertence à minha mulher, à minha filha, ao meu filho e a este país.”

Foi a primeira entrevista que concedeu desde que foi sentenciado a cumprir três anos por crimes como mentir ao Congresso e fazer pagamentos à ex-atriz pornô Stormy Daniels e à ex-modelo da Playboy Karen McDougal para que silenciassem sobre os supostos casos que teriam tido com Trump -numa violação a leis de financiamento de campanha eleitoral.

O ex-advogado do republicano reiterou acusações feitas em agosto no acordo com a Procuradoria, segundo o qual se declarou culpado dos crimes. Ele afirmou que o presidente pediu que ele fizesse os pagamentos porque estava “muito preocupado sobre como isso afetaria a eleição.”

Ao ser questionado se achava que o presidente sabia que isso era errado, ele respondeu: “claro.”

“Eu sabia que o que eu estava fazendo era errado”, disse. “Eu me levantei perante o mundo [na quarta] e aceitei a responsabilidade por minhas ações.”

Segundo ele, o procurador especial Robert Mueller, que investiga uma suposta interferência russa nas eleições presidenciais de 2016, afirmou que a informação que Cohen compartilhou com seu escritório tem credibilidade e foi útil.

Na quinta à noite, em entrevista à Fox News, Trump negou que tenha dirigido Cohen a fazer qualquer coisa errada.

“Eu não acho que exista alguém que acredite nisso”, rebateu Cohen na entrevista à ABC News.

“Em primeiro lugar, nada na organização Trump era feito sem que passasse por ele.”

Na entrevista à Fox News, Trump também acusou Cohen de querer constrangê-lo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também