Quinta, 30 Junho 2022

Fiocruz vai testar possível eficácia da vacina da tuberculose contra a Covid-19

Fiocruz vai testar possível eficácia da vacina da tuberculose contra a Covid-19

A partir de outubro, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, inicia um teste com 3 mil profissionais da saúde de Mato Grosso do Sul e do

A partir de outubro, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, inicia um teste com 3 mil profissionais da saúde de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro com a vacina BCG, usada para prevenir a tuberculose. A intenção do estudo, uma parceria com o Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch, da Austrália, é verificar a eficácia do imunizante também para Covid-19. 

Segundo uma das coordenadoras da pesquisa no Rio de Janeiro, Margareth Dalcolmo, os voluntários serão acompanhados por um ano. 


"As pessoas aprovadas para o estudo receberão a cepa da BCG dinamarquesa. Vamos acompanhar essas pessoas por até um ano, período em que serão feitas análises interinas de proteção, ou seja, avaliações intermediárias recomendadas em estudos de longa duração", disse Dalcomo. 

Segundo o pesquisador Julio Croda, responsável pelo estudo em Mato Grosso do Sul, esta etapa é a fase 3 dos ensaios clínicos, em humanos. 

De acordo com Croda, os pesquisadores australianos se basearam em estudos que mostram a eficácia da BCG contra outras infecções respiratórias virais. Porém, ainda não há a comprovação de que o imunizante ofereça proteção contra o coronavírus. 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/