Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” leva atendimento de saúde e apoio logístico às vítimas das fortes chuvas na região
O navio “Atlântico” possui capacidades embarcadas impressionantes, como 06 helicópteros do Comando da Força Aeronaval, 03 Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal (cada uma com capacidade para embarque de 35 pessoas), 01 Lancha de transporte de pessoal (20 pessoas) e 01 Lancha Operativa Pacific. Além disso, contará com uma equipe de Pronto Emprego do Centro de Medicina Operativa da Marinha composta por 28 médicos e militares da área da saúde nas diversas especialidades, inclusive pediatras.
Também se encontra envolvida na missão a Embarcação de Desembarque de Carga Geral “Guarapari”, que possui uma rampa capaz de atracar em praias para o resgate de vítimas isoladas. Finalmente, um Grupamento Operativo composto por 180 Fuzileiros Navais é incumbido da desobstrução das vias necessárias para realizar as operações. Ao todo, mais de mil militares estarão envolvidos nesse processo.
É importante destacar que essas operações terão como objetivo principal amenizar o sofrimento das populações afetadas pelo desastre natural, bem como criar uma estrutura que auxilie no atendimento médico dos desabrigados e desafogue os hospitais locais que priorizam casos mais graves. A Marinha do Brasil demonstra assim toda sua dedicação e compromisso a serviço da população brasileira.
Com informações fornecidas pela Marinha do Brasil