quarta-feira, 6 dezembro 2023

GIRO

Ucrânia • Cônsul Alemão • FBI 

Ucrânia quer zona desmilitarizada em usina nuclear foco de ataques russos

A situação na usina nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa, voltou a se agravar nesta segundafeira (8). Tropas da Rússia, que ocupam o local no sudeste da Ucrânia, acusaram Kiev de atacar o complexo da era soviética durante a madrugada, danificando linhas de alta tensão. Os dois países em guerra têm trocado acusações diárias sobre ataques à usina, e organizações internacionais, como a ONU, já manifestaram preocupação com um potencial incidente. A Ucrânia negou que tenha realizado o ataque e pediu que forças de paz sejam destacadas para o local -que, apesar de ocupado por tropas russas, ainda é operado por funcionários ucranianos- e que uma zona desmilitarizada seja formada no entorno. “Pedimos a todos os nossos parceiros que retirem os invasores do território da usina”, disse Petro Kotin, chefe da empresa estatal de energia. 

Marido de cônsul alemão foi vítima de crime intencional, diz polícia do Rio

A delegada Camila Lourenço, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, afirmou nesta segunda-feira (8) que um traumatismo craniano resultou na morte do belga Henri Maximilien Biot, 52, e que ele foi vítima de um crime intencional. O marido dele, o cônsul alemão Uwe Herbert Hahn, 60, está preso desde o último sábado (6) sob suspeita de ser o autor do homicídio. O belga foi encontrado sem vida por bombeiros na noite do dia anterior na cobertura em que o casal vivia em Ipanema, na zona sul da capital. “Não há dúvidas em relação à existência ou a prática de crime doloso contra a vítima”, disse a delegada titular da 14ª DP, no Leblon, em entrevista à imprensa nesta segunda (8). Leonardo Monteiro Villarinho, advogado do cônsul alemão, não atendeu as ligações.

Agentes do FBI fazem operação na casa de Donald Trump na Flórida

Em uma escalada sem precedentes na história recente dos EUA contra um ex-presidente, agentes do FBI, a polícia federal americana, fizeram uma operação de busca na casa do expresidente dos EUA Donald Trump na Flórida nesta segunda-feira (8), segundo o próprio republicano. A casa no resort de Mar-a-Lago, em Palm Beach, “está atualmente sitiado, invadido e ocupado por um grande grupo de agentes do FBI”, disse Trump em comunicado, que afirmou que seu cofre foi aberto. Ainda não há detalhes oficiais sobre a operação. Fontes ligadas à inteligência americana afirmaram que a busca focou material que Trump levou da Casa Branca.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também