sábado, 21 setembro 2024

Lula tem 49%, e Bolsonaro, 44%, diz Datafolha

Esta é a primeira pesquisa do instituto no segundo turno da disputa presidencial

Na montagem, o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). (Foto: Nelson Almeida e Evaristo Sá/AFP)

Na largada da disputa do segundo turno da disputa presidencial deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marca 49% da intenção de votos aferida pelo Datafolha em sua primeira pesquisa desta etapa da corrida. Se a eleição fosse hoje, 44% dizem votar em Jair Bolsonaro (PL).

Os indecisos são 2%, e brancos e nulos somam 6%. A pesquisa é um retrato do momento e não necessariamente reflete a votação que os candidatos terão.

Esses números (cuja soma total passa de 100% em razão de arredondamentos) dizem respeito ao total de votos, incluindo aí nulos, brancos e indecisos. Quando a métrica aplicada é a da contagem final do Tribunal Superior Eleitoral, a de votos válidos, Lula tem 53% e Bolsonaro 47%. No primeiro turno, disputado no domingo passado (2), o ex-presidente somou 48,4% dos votos válidos e o atual, 43,2%.

ESTADO 

Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera a eleição para o Governo de São Paulo, com 50% das intenções de voto. Fernando Haddad (PT) tem 40%, de acordo com o Datafolha. Brancos e nulos somam 6%. Há ainda 4% que não sabem em quem votar.  

Tarcísio diz que vai retirar câmeras de fardas de PMs se eleito em São Paulo

O candidato ao Governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou, nesta sexta-feira (7), que irá retirar as câmeras instaladas nos uniformes dos policiais militares. A adoção dos equipamentos é uma das principais medidas da gestão tucana na área de segurança pública. O sistema registra, em áudio e vídeo, intervenções no estado e tem sido um dos responsáveis pela queda da letalidade policial. Em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, Tarcísio afirmou que o uso da câmera limita a atuação das forças de segurança. Ele também se comprometeu em valorizar a carreira do policial. “O estado está do lado dele [policial], por isso eu tive uma postura muito crítica com relação às câmeras”, afirmou.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também