Quarta, 27 Outubro 2021

Mais de 50% dos contribuintes ainda não declararam o Imposto de Renda

Mais de 50% dos contribuintes ainda não declararam o Imposto de Renda

O prazo para declaração do Imposto de Renda foi estendido para 31 de maio, devido a pandemia da Covid-19. Segundo dados da Receita Federal, mais de 50

O prazo para declaração do Imposto de Renda foi estendido para 31 de maio, devido a pandemia da Covid-19. Segundo dados da Receita Federal, mais de 50% dos contribuintes ainda não fizeram a declaração, a estimativa é que, até a data limite, 32 milhões de pessoas acertem as contas com o Leão.

A atividade, vista por muitos como uma questão burocrática, é também a porta de entrada para doações que contribuem com diversas instituições sociais. Os contribuintes que optam pelo modelo completo, podem destinar até 3% do Imposto de Renda para projetos sociais.  A Receita Federal informa que o potencial de doação dos brasileiros via Imposto de Renda supera os R$ 4 bilhões, valor que beneficiaria milhares de instituições pelo Brasil. “Projetos sociais de alto impacto, que estão inscritos no fundo da infância, têm como objetivo atender, expandir ou contribuir nas áreas mais vulneráveis, justamente as mais afetadas pelo momento que estamos vivendo”. afirma o gerente de captação do Marista Escolas Sociais, Rodolfo Schneider.

Doações são essenciais no período da pandemia

Em 2019, foram realizadas 73.987 doações no primeiro repasse do ano do IR Solidário, o que equivalente a quase R$ 82 milhões. Já em 2020, o percentual de doação caiu em média 10%. Em um ano ainda marcado pela pandemia da covid-19, as doações têm ainda mais impacto nas comunidades. “É importante sabermos que esse valor já seria pago para o governo de qualquer maneira, e diante do cenário atual, qualquer quantia destinada vai contribuir diretamente com quem mais precisa”, reforça Schneider.


Confira 5 dicas sobre como destinar o seu imposto e contribuir com comunidades afetadas pela pandemia




  1. Não gastar um centavo a mais por isso

A doação do imposto não impacta no seu bolso, o valor destinado será retirado do montante que já seria pago à Receita Federal.




  1. Acompanhar os projetos e ações

O grande diferencial das doações está na possibilidade de conferir o trabalho da instituição durante todo o ano. “É uma participação importante como cidadão, a respeito do destino do seu dinheiro”, avalia Schneider.




  1. Você não precisa fazer nenhum cálculo

O sistema já calcula qual o valor máximo que o contribuinte pode doar. É só preencher o formulário completo. Você deve clicar em “resumo de declaração”, e logo em seguida em “doação diretamente na declaração – ECA”. Depois é só selecionar o fundo “Municipal” da cidade do projeto escolhido, emitir e pagar a DARF até o dia 31 de maio. Por fim, deve informar ao conselho e a instituição beneficiada sobre qual destino você quer dar a sua doação.




  1. Site ensina passo a passo como doar

O site impostosolidario.org.br  ensina passo a passo como fazer a sua doação. O site impostosolidario.org.br foi criado para que o contribuinte possa conferir como funciona todo o processo e realizar a sua doação.




  1. Sua contribuição beneficia diretamente muitas crianças e adolescentes 

Com os recursos destinados, você pode contribuir para projetos que impactam crianças e adolescentes nas áreas mais vulneráveis. Muitos projetos atuam diretamente com a missão de transformar as realidades, melhorando as condições de acesso a uma educação de qualidade, por exemplo.

Marista Escolas Sociais: 

Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas. https://maristaescolassociais.org.br/

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 27 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/