O presidente eleito da Argentina, Javier Milei entregou neste domingo (26), em uma atitude que surpreendeu a internet, uma carta direcionada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o convidando para sua posse presidencial, em tom amigável.
A carta foi entregue durante visita surpresa da futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, que esteve em visita ao Itamaraty na tarde deste domingo, em mãos ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Na visita, Diana reforçou que a parceria entre os países deve continuar.
Na carta, Javier comenta sobre a importância do relacionamento entre Brasil e Argentina, e que deseja que esse tempo em que ambos estiverem nas cadeiras presidenciais “seja uma etapa de trabalho frutífero e de construção de laços”.
A posse presidencial de Milei acontecerá no dia 10 de dezembro. Até o momento, não se sabe se Lula irá até a Argentina para a posse. O presidente brasileiro também não se pronunciou sobre o recebimento da carta.
Confira a integra da nota divulgada pela imprensa argentina:
“Prezado, Sr Presidente.
Te faço chegar a presente mensagem, portador de meus cordiais cumprimentos, para transmitir o convite que me acompanhe, no próximo dia 10 de dezembro, nos atos que aqui terão lugar por motivo de minha ascensão ao mandato presidencial.
Sei que você conhece e valoriza o que esse momento de transição significa para o percurso histórico da República da Argentina, seu povo, e naturalmente para mim e para a equipe de colaboradores que me acompanharão na próxima gestão governamental.
Ambas as nações têm muitos desafios pela frente e estou convencido de que uma mudança econômica, social e cultural, baseada nos princípios da liberdade, nos posicionará como países competitivos nos quais os seus cidadãos poderão desenvolver ao máximo as suas capacidades e, assim, escolher o futuro que desejam.
Sabemos que os nossos dois países estão intimamente ligados pela geografia e pela história e, com base nisso, queremos continuar compartilhando áreas complementares, a nível de integração física, comercial e internacional, que permitam que toda esta ação conjunta se traduza, para os dois lados, em crescimento e prosperidade para argentinos e brasileiros.
Desejo que nosso tempo juntos como Presidentes e Chefes de Governo seja uma etapa de trabalho frutífero e de construção de laços que consolidem o papel que Argentina e Brasil podem e devem desempenhar na comunidade internacional.
Na esperança de encontrá-lo nesta próxima ocasião, aceite minhas saudações com estima e respeito, Javier Milei”.