segunda-feira, 28 abril 2025
LUTO EM TOCANTIS

Morre Siqueira Campos, ex-governador e fundador do estado do Tocantins

Político morreu na noite desta terça, após ser internado e entubado na UTI
Por
Isabela Braz
Foto: Pedro França/Agência Senado

Morreu na noite desta terça-feira (4), o ex-governador e fundador do estado do Tocantins – estado mais jovem do país – Siqueira Campos, aos 94 anos, em Palmas.

Ele estava internado na UTI de um hospital particular desde o dia 29 de junho. O político faleceu por decorrência de uma infecção generalizada. Ele também foi diagnosticado com crise renal aguda.

Na política desde 1961, passando como vereador, deputado federal e depois como primeiro governador do estado, o político foi um dos fundadores do estado e ajudou no desenvolvimento da região.

Mais cedo, horas antes da morte, seu filho, Eduardo Siqueira Campos havia pedido orações nas redes sociais pela saúde de seu pai no momento em que Siqueira havia sido entubado.

“Veio o entubamento e a situação é muito frágil que só nos resta esperar que Deus ainda tenha um propósito para a vida dele. Insisto, ele está vivo, passou pela hemodiálise e pós entubado, segue com sinais vitais estáveis. 1% com Deus é mais do que 99% com todo o mais. Orações”, disse Eduardo.

Wanderlei Barbosa (Republicanos), governador do estado tocantinense, falou em coletiva a imprensa após ser dada a notícia.

“Ele que criou, lutou pela criação do Estado, idealizou a Capital, e tantas obras importantes. A emancipação do Estado, torná-lo livre para que pudesse crescer é um sonho do Siqueira que está irradiado em todos os tocantinenses. Nós lamentamos, pedimos a Deus que conforte a família, e vamos cultuar uma história bonita, longa, para sempre, de um homem que foi um herói para os tocantinenses”, disse Wanderlei.

O vice-governador Laurez Moreira (PDT), afirmou em nota divulgada pelo governo do estado que Siqueira Campos deixa um legado inestimável não só para o Tocantins, mas para todo o Brasil. “A minha eterna gratidão a esse homem que iniciou a história do nosso Tocantins e quis vê-lo prosperar como de fato prosperou. É este o desejo que temos que manter vivo em nossos corações”, declarou Laurez.

O velório está acontecendo neste momento, aberto ao público, no Palácio do Araguaia, sede do governo estadual, em Palmas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também