Um grupo de motoboys da região de Campinas promoveu um “buzinaço” na manhã deste sábado (8) em frente ao condomínio onde reside o homem que fez ofensas racistas e humilhou um entregador do iFood em Valinhos.
O caso ocorreu no final de julho, mas o vídeo com as ofensas viralizou na sexta-ferira nas redes sociais, gerando indignação coletiva no Brasil e no exterior, de anônimos e artistas e até do presidente Jair Bolsonaro, que repudiou o episódio.
Na manhã deste sábado, cerca de cem entregadores promoveram um protesto em frente ao residencial, que fica no bairro Chácaras Silvania. A manifestação durou cerca de meia hora e foi pacífica.
Ainda na sexta-feira, o humorista Matheus Ceará, do SBT, participou da entrega de uma moto de presente ao motoboy ofendido, Matheus Pires, 19 anos.
“Aí Galera! Achamos o Matheus e já entregamos a moto para ele. A história está nos Stories. Só seguir lá e ver. Como disse anteriormente, não quero saber o que houve, mas o vídeo me sensibilizou e me identifiquei. E aí o Douglas Nascimentto fez o corre. Bora pra próxima”, escreveu Ceará no Instagram.
ENTENDA O CASO
O vídeo do ato de discriminação viralizou na internet na sexta.
As imagens feitas por um morador do condomínio residencial em Valinhos mostram um homem branco xingando o entregador de “lixo”, “analfabeto” e “invejoso”, apontando para a cor da própria pele, branca, por causa de um atraso na entrega.
O caso foi em 31 de julho, mas só repercutiu após a mãe de Matheus Pires publicar as imagens nas redes na noite de quinta-feira.
Um boletim de ocorrência por injúria racial foi aberto na delegacia.
Humorista Matheus Ceará entrega moto para o motoboy Matheus Pires (Foto: Divulgação)