sexta-feira, 19 julho 2024

País tem meio milhão de novos casos em 7 dias

Levantamento feito pela OMS mostra que infecções pela Covid-19 aumentaram 193% em uma semana no Brasil

Testes | Drogarias de SP venderam mais de 280 mil (Foto: Divulgação)

O número de pessoas infectadas pela Covid-19 no Brasil aumentou em 193% em uma semana, com quase meio milhão de casos. Os dados foram publicados nesta terça-feira (18) pela OMS (Organização Mundial da Saúde), usando apenas os dados oficiais. Mesmo assim, a taxa de expansão é uma das mais altas no período avaliado e bem acima da média mundial de 20%.

O cálculo se refere ao período de sete dias que terminou no último domingo (16). A entidade destaca que quase 19 milhões de novos casos da Covid-19 foram detectados apenas em sete dias no mundo. A taxa é recorde e representa um volume maior que todos os casos registrados nos seis primeiros meses da Covid-19.

De acordo com a OMS, a variante ômicron é a responsável por esse “tsunami” de casos. Ainda que a taxa de mortos tenha se mantido estável em 45 mil óbitos na semana, a agência insiste que não há como declarar a variante como “suave”. Para fazer seu levantamento, a OMS conta com os dados nacionais, fornecidos por cada um dos governos.

Com falta de testes e um apagão de dados, a situação brasileira é considerada por alguns técnicos dentro da agência como preocupante. A liderança ainda da semana é dos EUA, com 4,6 milhões de novos casos. O volume foi equivalente às taxas dos sete dias que antecederam ao novo cálculo.

A segunda posição é da França, com 2 milhões de casos e um aumento de 26%. Na Índia, com 1,5 milhão de novas infecções, a expansão na semana foi de 150%, contra um aumento de 25% na Itália onde 1,2 milhão de casos foram registrados.

Nas Américas, a alta foi de 17%. Mas locais como Martinica, El Salvador e Equador tiveram aumentos de 638%, 365% e 308%, respectivamente. Em números absolutos, os americanos são seguidos pelos argentinos, com 767 mil casos e um aumento de 73%. O Brasil aparece na terceira posição na região, com 476 mil novos casos . 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também