As delegacias da Polícia Civil de São Paulo estão há dias com falhas no registro de boletins de ocorrência devido a problemas no sistema de registro digital, operado pela Prodesp, companhia do governo paulista de processamento de dados.
A reportagem recebeu relatos de pessoas que demoraram até três dias para registrar uma queixa e apurou que a oscilação no sistema ocorre pelo menos desde o último sábado. O pior cenário foi ontem, quando não funcionou boa parte do dia.
Nas delegacias, a orientação dada por policiais é registrar a queixa pela internet, nos casos em que isso for possível, como roubo e furto de veículos, documentos e celular; injúria, calúnia e difamação; acidentes de trânsito sem vítimas; desaparecimento e encontro de pessoas.
Nos outros casos, os policiais orientam a esperar o sistema voltar à normalidade.
A Secretaria da Segurança Pública de SP, sob gestão do governador Márcio França (PSB), disse que o RDO “apresentou instabilidades e os responsáveis pelas unidades foram instruídos a utilizarem o RDO Off Line, que automaticamente é sincronizado ao banco de dados quando a situação se normaliza.”