Homem estava gravando com o celular; passageiros parecem tranquilos antes de do momento do acidente
Um avião ATR 72 que pertencia à companhia aérea Yeti Airlines, caiu nesse domingo (15) nas proximidades do aeroporto de Pokhara, região central do Nepal. O acidente aéreo ocorreu por volta das 02h15 (horário de Brasília). O voo partiu da capital do Nepal, Kathmandu, e seguia para a cidade de Pokhara.
Os momentos finais dos passageiros do desse voo foram registrados em uma live de um dos passageiros, uma das pelo menos 68 pessoas que morreram no acidente. O vídeo, que correu pela internet e já foi transmitido por emissoras de TV internacionais, registra um momento aparentemente tranquilo dos passageiros e a paisagem do lado de fora da janela, até que a câmera é tomada pelo fogo, iniciado de repente. Assista (atenção, as imagens são fortes).
Segundo informações da imprensa local, um policial informou que trinta e um corpos foram levados para hospitais, acrescentando que outros 36 foram encontrados no barranco onde a aeronave caiu. A cidade de Pokhara é um importante ponto de passagem para peregrinos e montanhistas estrangeiros.
Havia 68 passageiros no voo, uma delas uma argentina, e quatro tripulantes, segundo a Yeti Airlines. A argentina foi identificada como Jannet Sandra Palavecino, de 58 anos, mãe de duas filhas e natural da província de Neuquén, segundo o jornal La Nación, de seu país. Outros 14 estrangeiros também estavam a bordo: cinco cidadãos indianos, quatro russos, dois coreanos, um australiano, um irlandês e um francês, disse o porta-voz da companhia aérea, Sudarshan Bardaula.
A fuselagem queimada do avião estava em um barranco profundo entre o antigo aeroporto de Pokhara, criado em 1958, e o novo terminal internacional desta cidade, inaugurado em 1º de janeiro. Após o acidente, os socorristas tentaram apagar o fogo entre os restos do avião, movido por dois motores turboélice. À noite, no meio da vegetação carbonizada, soldados retiraram corpos dos destroços da aeronave com a ajuda de cordas e macas, verificou a reportagem.
Um segundo vídeo, gravado em solo por uma testemunha, pode trazer alguma pista para o que aconteceu nos momentos finais da aproximação. Nele, é possível ver o avião fazendo uma curva brusca, bem próximo ao solo e caindo. Veja o vídeo (imagens fortes).