quarta-feira, 1 maio 2024
GOVERNO FEDERAL

Pesquisa aponta que 53% dos brasileiros aprovam como Lula governa o país

Análise foi realizada pelo IPEC em parceria com O Globo em 127 municípios
Por
Isabela Braz
Foto: Ricardo Stuckert

Em pesquisa divulgada nessa sexta-feira (09), realizada pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) em parceria com o jornal O Globo, sobre a popularidade da administração do governo Lula (PT), nesse primeiro semestre de 2023. Segundo a pesquisa, 53% dos brasileiros aprovam a maneira como Lula está governando o país.

A aprovação da administração petista veio sofrendo uma oscilação em comparação aos últimos meses. A aprovação do governo diminui quatro pontos percentuais desde março, quando chegava a 57%, em abril, esse número era de 54%. Já na reprovação, os números aumentaram cinco pontos, passando de 35% a 40%. 7% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder

A pesquisa IPEC/O GLOBO buscou ainda avaliar entre essas aprovações e reprovações, uma escala mais específica que vai de ótimo a péssimo.
No grupo de junho, 37% dos brasileiros consideram a administração ótima/boa – em comparação a 39% na última pesquisa em abril. 32% consideram a administração regular – dois pontos a mais que em abril, quando era 30%. Os que consideram a atuação de Lula ruim/péssima também subiu dois pontos percentuais, de 26% subiu para 28%. A avaliação positiva supera nove pontos da negativa.

A pesquisa foi feita com 2 mil brasileiros acima de 16 anos em 127 municípios em diversas regiões do Brasil.

Comparação aos outros governos
Mesmo que em queda, outra análise feita nos primeiros meses do terceiro mandato do presidente petista mostra que, em comparação ao mesmo período dos governos dos ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL), Michel Temer (MDB) e Fernando Collor (PTB), os índices apresentados pelo governo Lula foram superiores a todos.

Os números apontam que, em julho de 1990, 33% consideravam o governo Collor ótimo ou bom, enquanto 20% o classificavam como ruim ou péssimo. 45% consideram a administração regular.

Em junho de 2019, Bolsonaro marcava 32% de avaliação positiva.Tanto a avaliação ruim/péssima e regular somavam os mesmos 32%.
O pior índice nos primeiros meses de governo avaliado foi constado na administração de Michel Temer. Apenas 13% dos entrevistados consideravam seu governo ótimo ou bom em dezembro de 2016, quatro meses depois de assumir oficialmente a Presidência após o impeachment de Dilma Rousseff.

Lula em seu terceiro mandato fica atrás apenas de Fernando Henrique Cardoso com 42% dos brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom e de Dilma Rousseff (PT) que teve o maior índice da pesquisa Ibope da história, com 48% de brasileiros considerando seu governo ótimo ou bom no primeiro semestre de 2011.

O presidente também perde para si próprio comparado ao seu primeiro mandato, com 6 pontos a mais, em 2003, com 43% da aprovação dos brasileiros que caracterizavam seu governo como bom ou ótimo.

As pesquisas constam com estimativa de margem de erro de dois pontos percentuais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também