A metodologia “Criando Juntos” foi apresentada durante o primeiro dia do encontro mundial “HundrED Innovation Summit 2023”, juntamente com o programa educacional “De Criança Para Criança”. O evento tem como propósito expor ao mundo as 100 empresas com as propostas mais inovadoras que estão mudando a educação no campo do ensino infantil no mundo pós-covid.
Desenvolvida em Indaiatuba, a plataforma conta com a participação ativa dos alunos em todo o processo de criação, o que a levou a ser um dos destaques durante o evento. Ela foi uma das 15 representantes selecionadas da América Latina.
Batizada de “De Criança para Criança”, a plataforma criada por Gilberto Barroso e Vitor Azambuja tem como objetivo oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Gilberto, que é especialista em educação, uniu-se a Vitor para desenvolver um método de ensino “compartilhável”. Durante a elaboração, eles buscaram uma forma de conquistar a atenção das crianças e, ao mesmo tempo, fortalecer o conhecimento que elas já possuíam. Assim nasceu a metodologia “Criando Juntos”, que faz parte do programa educacional “De Criança Para Criança” (DCPC) apresentado no evento internacional.
A metodologia funciona ao colocar o professor como um estimulador do conhecimento dos alunos. A partir dos temas recomendados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), os alunos passam a criar histórias, desenhos e narrativas para as diferentes áreas do conhecimento. O material produzido é digitalizado e enviado ao DCPC, onde pode ser transformado em desenhos animados com narrativas ou jogos que vão impactar outras crianças. Ao assistirem, elas entenderão a matéria que foi desenvolvida dentro da sala de aula.
Inicialmente voltada para alunos do ensino infantil ao fundamental, estima-se que o projeto tenha sido aplicado em mais de 95 escolas, atingindo mais de 30 mil crianças participantes. Os conteúdos podem ser acessados gratuitamente por qualquer pessoa através do canal do Youtube (https://www.youtube.com/@decriancaparacrianca) ou na EncicloKids (https://decriancaparacrianca.com.br/pt/enciclokids), a enciclopédia de animações disponível no site da DCPC. A maioria dos conteúdos é inclusiva e alguns deles possuem tradução em libras ou audiodescrição.