segunda-feira, 30 junho 2025

Preparação para Black Friday: o que esperar deste evento?

Uma das principais datas para o e-commerce terá reforço nas vendas com a Copa do Mundo

Marcel Jacob, VP de B2C da Infracommerce

Essa é uma ocasião especial para qualquer empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande. A data já se tornou uma das mais importantes do ano para o varejo brasileiro. Em 2021, o faturamento no e-commerce chegou a R$5,419 bilhões. Por isso mesmo, a cada ano, as empresas preparam suas estratégias e suas ferramentas para aproveitar ao máximo essa oportunidade de vendas.

De acordo com Marcel Jacob, VP de B2C na Infracommerce, “ter estratégias para essa data contribui com o aumento das vendas e, inclusive, com a fidelização dos clientes. Ter campanhas específicas e preços promocionais ajuda a manter os clientes por perto, por exemplo”. O especialista explica que um dos mitos para o comerciante é que a Black Friday é uma data exclusiva para o comércio eletrônico.

Por conta da sobreposição de eventos, os consumidores tendem a buscar mais produtos. Artigos relacionados a vestuário, decoração temática, itens para espaços gourmet, eletrônicos, bebidas e comidas estarão na lista de desejo desta Black Friday. E os consumidores precisam acompanhar os preços dos produtos que desejam adquirir e devem desconfiar dos preços muito baixos. Marcel explica que “em casos de compra pela internet, é necessário verificar a reputação da loja, procurar por lojas oficiais, checar as avaliações feitas por compradores prévios, conhecer as regras de troca, entender se há a opção de desistência e garantia” para que nenhum cliente se prejudique. O especialista comenta que a pesquisa de preço pode ser feita com ajuda de ferramentas e buscadores para otimizar e trazer comparativos de forma mais ágil e prática.

Os dois eventos vão ter grande impacto na logística, pois haverá um aumento no volume de produtos e pedidos que serão realizados em um curto período de tempo. “independentemente do perfil de consumo, a intensidade que a data traz e o desejo do cliente de usufruir dos itens durante a Copa do Mundo trazem o desafio de produzir o despacho e entregar de forma rápida” ressalta Marcel. Aqueles que desejam comprar televisores, vestuário esportivo, artigos decorativos, comidas e bebidas para confraternização, por exemplo, devem ficar atentos às quedas de preços e não deixar para última hora, pois o risco de esse produto estar em falta no estoque é grande.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também