Sábado, 28 Mai 2022

Restrições mais duras são suspensas

Restrições mais duras são suspensas

O governador João Doria (PSDB) suspendeu a fase vermelha aos finais de semana e das 20h às 6h nos dias úteis em todo o estado. A medida vale a partir
O governador João Doria (PSDB) suspendeu a fase vermelha aos finais de semana e das 20h às 6h nos dias úteis em todo o estado. A medida vale a partir deste final de semana (6 e 7 de fevereiro). Dessa forma, restaurantes, shoppings e comércios de rua da região de Campinas, classificada na fase laranja do Plano São Paulo, poderão abrir aos finais de semana. O atendimento durante todos os dias úteis e aos finais de semana permanece até as 20h - caso a região siga na fase laranja.
O anúncio foi feito diante de melhora nos índices de transmissão, internações e mortes pela Covid-19 em todo o estado, após dez dias do endurecimento das medidas de limitação de funcionamento das atividades econômicas.
Tais medidas, inclusive, foram alvo de protestos de comerciantes na semana passada e movimentaram prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a pedir ao governo a flexibilização dos horários para o limite de 22h e abertura aos finais de semana.
Na sexta-feira (5), o Estado realiza nova reclassificação do Plano São Paulo. Caso a região de Campinas permaneça na fase laranja, os restaurantes podem funcionar até as 20h, com capacidade de 40%, clientes sentados, e adoção de protocolos de higiene e distanciamento entre as mesas.
Conforme dados do estado, a região de Campinas tem apresentado melhoras nos índices da Covid-19 nas últimas semanas. Nesta quarta, a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) era de 67,6%. Sexta passada, era 68,5% e, na anterior, 70,4%.
De acordo com o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado, Paulo Menezes, o patamar de transmissão ainda é alto, mas estabilizou nas últimas duas semanas.
"Nossa projeção há 15 dias era extremamente preocupante, e por isso o governo tomou medidas complementares, de colocar o Estado todo em vermelho. Estamos, felizmente, nesse momento de estabilização e início de redução de transmissão, mas ainda em um patamar de transmissão muito alto, semelhante a agosto do ano passado", explicou.
Diante disso, ele pediu que as pessoas sigam adotando as medidas de segurança, sobretudo o uso de máscara e distanciamento social, quando possível.
"Esperamos que se mantenha essa tendência de redução progressiva, mas para isso é preciso que continuemos com todas as medidas que estão colocadas para cada uma das fases, principalmente o uso de máscara, distanciamento social e evitar sair se não houver necessidade", completou.
E OS BARES?
Na coletiva realizada para esse anúncio, a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, deu a entender que bares que funcionem como restaurantes também poderão atender.
"Um bar que opere como restaurante pode funcionar nesse final de semana, mas a função bar sozinha, não", disse a secretária na coletiva, sem esclarecer os critérios para que bares que estejam em funcionamento possam ser classificados como restaurantes.
Mais tarde, a diretora do Centro de Vigilância Sanitária do estado, Maria Cristina Megid, esclareceu ao TODODIA que podem funcionar estabelecimentos cuja atividade principal do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) seja "restaurante". Se a atividade principal for "bar", não é permitido o funcionamento na fase laranja.
"Pelo CNPJ, a gente entra no sistema e vê. Isso é feito no momento da fiscalização e essa é a orientação geral para a fiscalização do estado e também dos municípios, utilizar a atividade principal", explicou.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 28 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/