sábado, 15 junho 2024

Suzano apresenta boas práticas de manejo e ações voltadas para a conservação da biodiversidade no Estado de São Paulo

Resumo Público do Plano de Manejo Florestal aborda os aspectos sociais, ambientais e econômicos da Unidade de Negócio Florestal na região 

Foto: Divulgação

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, disponibilizou o Resumo Público do Plano de Manejo Florestal com as práticas adotadas pela empresa na Unidade de Negócio Florestal no Estado de São Paulo. O documento, que é publicado anualmente, contempla os aspectos sociais, ambientas e econômicos das operações florestais da companhia e está disponível no site: https://storage.googleapis.com/stateless-site-suzano-com-br/2022/11/b9d51621-resumo2021.2022-unf.sp_.pdf

A publicação vem ao encontro da Suzano com a transparência e com a responsabilidade de informar toda a comunidade geral – sociedade, poder público, vizinhos(as), comunidades, colaboradores(as), prestadores(as) de serviços, entre outros – sobre a forma como administra os seus recursos florestais, as boas práticas de manejo adotadas pela empresa e as ações voltadas para a conservação da biodiversidade nas regiões onde mantém as suas operações.

Com atuação de 11 fábricas no Brasil e mais uma em construção, incluindo a(s) unidade(s) de Jacareí (SP), Limeira (SP), Rio Verde (SP) e Suzano (SP), a Suzano destaca-se pelo desenvolvimento de práticas de manejo florestal responsável. Por meio dele, administra uma base florestal de 370,2 mil hectares (dados maio, 2022), intercalados com uma área de 134,2 mil hectares destinada à conservação da biodiversidade. O objetivo desse plantio é harmonizar a produtividade elevada com a conservação do meio ambiente.

“A Suzano acredita que só é bom para nós, se for bom para o mundo, por isso adota medidas positivas para a conservação do solo, restauração das florestas nativas e a preservação da fauna e da flora. Além disso, o manejo florestal tem contribuído diretamente para a geração de trabalho, renda e bem-estar social nas nossas áreas de atuação. Neste documento, a empresa apresenta diversas informações importantes sobre as atividades florestais no Estado de São Paulo, incluindo as estratégias de desenvolvimento sustentável, um dos principais compromisso da companhia”, destaca Thais Millani, gerente executiva de Operações Florestais – Unidade de Negócio Florestal São Paulo.

Em todo País, a Suzano possui uma área de mais de 1,3 milhão de hectares de florestas certificadas nas principais certificações.

Conservação ambiental

A Suzano ainda mantém programas de monitoramento da qualidade do ar, da água e da conservação da biodiversidade. Nas áreas da Unidade Florestal no Estado de São Paulo já foram catalogadas 2.480 espécies de animais e plantas, sendo 229 de aves, 39 de mamíferos, 14 anfíbios e 226 de flora nativa. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também