quarta-feira, 15 janeiro 2025

Terremoto na Turquia e Síria ultrapassa 5 mil mortos

Ajuda internacional deve começar a chegar nesta terça-feira às zonas afetadas, segundo o governo local 

Em meio à devastação, equipes de resgate na Turquia e no norte da Síria continuaram lutando contra o clima e o frio na terça-feira, em busca de sobreviventes entre os escombros depois que o terremoto de segunda-feira matou mais de 5.000 pessoas.

Espera-se que a ajuda internacional comece a chegar às áreas afetadas pelo terremoto e seus tremores secundários na terça-feira. O primeiro terremoto, que atingiu 7,8 graus na manhã de segunda-feira, foi sentido até mesmo no Líbano, Chipre e norte do Iraque.

O vice-presidente turco Fuat Oktay anunciou que o número de mortos na Turquia era de 3.419, com 20.534 feridos. Na Síria, 1.602 pessoas foram mortas e 3.640 ficaram feridas, segundo relatos das autoridades de Damasco e das equipes de resgate regionais rebeldes De acordo com um mapa da área afetada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que 23 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto, incluindo 5 milhões de pessoas vulneráveis.

O secretário-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou sobre a urgência da situação
“É uma corrida contra o tempo A cada minuto que passa, a cada hora que passa, as chances de encontrar sobreviventes diminuem”, disse ele. Os bombeiros repetidamente continuaram sua busca dramática por sobreviventes à noite sem ferramentas, arriscando frio, chuva, neve e mais desmoronamentos.

Equipes de emergência resgataram uma menina de sete anos presa com vida sob uma montanha de escombros em Hatay, no sul da Turquia.

Ajuda internacional

A ajuda internacional à Turquia começará a chegar na terça-feira, com a chegada de trabalhadores humanitários da França e do Catar O presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu “toda a ajuda necessária” ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

O contingente francês pretende chegar ao epicentro do terremoto, Kahramanmaras, região inacessível e com neve. Espera-se que duas equipes americanas de 79 socorristas viajem para a região, informou a Casa Branca.

A China anunciou US$ 5,9 milhões em ajuda, incluindo equipes profissionais de resgate em áreas urbanas, equipamentos médicos e suprimentos de emergência 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também