terça-feira, 30 abril 2024
ITAMARATY IRÁ REPATRIAR BRASILEIROS

Três brasileiros ainda continuam desaparecidos em Israel

Guerra entre Israel e grupo terrorista Hamas entra no terceiro dia
Por
Danilo Bueno
Foto: Reprodução / Instagram

Três brasileiros desapareceram após os ataques realizados pelo grupo extremista Hamas em Israel. Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, os brasileiros têm dupla nacionalidade e participavam de um festival de música eletrônica no sul de Israel, próximo à Faixa de Gaza. O festival, que contaria com a participação do DJ Alok e de seu pai, Juarez Petrillo, foi alvo de um ataque terrestre por parte dos integrantes do Hamas.

De acordo com relatos de amigos e parentes nas redes sociais e entrevistas, os desaparecidos foram identificados como Ranani Glazer, Bruna Valeanu e Karla Stelzer Mendes. Ranani, de 24 anos e natural de Porto Alegre, já prestou serviço militar nas Forças de Defesa Israelenses e agora trabalha como entregador em Tel Aviv. Ele estava no festival juntamente com sua namorada, Rafaela Treistman, e um amigo. Após o início dos ataques, os três conseguiram se refugiar em um bunker, que também foi atacado. Rafaela e o amigo conseguiram escapar, mas Ranani ainda não foi localizado.

Bruna Valeanu, por sua vez, teve seu desaparecimento confirmado por sua irmã nas redes sociais. Ela também estava na festa eletrônica invadida pelo Hamas. Bruna atuou como instrutora de tiro nas Forças de Defesa Israelenses e atualmente estuda comunicação e artes na Universidade de Tel-Aviv.

A terceira brasileira desaparecida é Karla Stelzer Mendes. O Ministério das Relações Exteriores confirma que há três brasileiros desaparecidos, mas não divulga seus nomes. Nas redes sociais, especula-se que Karla estaria na festa com Ranani e Bruna, mas não há confirmação oficial. Karla é professora e vive em Beit Ezra, a 46 km de Tel-Aviv.

Em meio a essa grave situação, cerca de 500 pessoas procuraram a embaixada do Brasil em Tel Aviv em busca de orientações. O governo brasileiro já está preparando uma missão de resgate dos brasileiros desaparecidos. Enquanto isso, os organizadores da festa de música eletrônica manifestaram solidariedade às vítimas e familiares, enfatizando que a violência não deve ter lugar na sociedade.

Nota do Governo Brasileiro

Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada em Tel Aviv e do Escritório de Representação em Ramala, segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras em Israel e na Palestina. O Itamaraty tem registro de três brasileiros desaparecidos na região até o momento.

O governo brasileiro desaconselha quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.

Até o momento, a Embaixada em Tel Aviv colheu, por meio de formulário “online”, os dados de cerca de 1700 brasileiros que externaram interesse em sua repatriação, a maioria dos quais turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém. Os candidatos à repatriação serão acomodados em listas de prioridade. Em um primeiro momento, deverão ser priorizados os residentes no Brasil, sem passagem aérea.

Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar.

Os sobrevoos e pousos das aeronaves destacadas para repatriação de brasileiros foram autorizados por Israel. A primeira aeronave destacada para repatriação encontra-se em Roma. O segundo avião tem decolagem, de Brasília, prevista para a tarde de hoje.

O Escritório de Representação em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo.

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “Whatsapp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Brasil emite nota após reunião do Conselho de Segurança da ONU

Na qualidade de Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil convocou os membros do órgão para discutir, em 8/10, em caráter de emergência, os últimos desdobramentos do conflito israelo-palestino.

Ao lamentar profundamente a perda de vidas, o Brasil condenou os ataques contra civis.

Sublinhou que as partes devem se abster da violência contra civis e cumprir suas obrigações perante o direito internacional humanitário. O Brasil conclamou todos à máxima contenção para evitar uma escalada, com consequências imprevisíveis para a paz e a segurança internacional. Enfatizou ser urgente desbloquear o processo de paz.

O governo brasileiro reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com um Estado Palestino economicamente viável, convivendo em paz e segurança com Israel, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também