domingo, 5 maio 2024
OPERAÇÃO VERÃO

Vai viajar para o litoral? Conheça Operação de segurança do Governo Estadual

Operação Verão foi lançada nesta segunda-feira (18), abrangendo 16 municípios do litoral sul e norte
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo lançou nesta segunda-feira (18), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) , a Operação Verão 2023/2024, abrangendo 16 municípios do litoral sul e norte, durante as épocas de festas no final de ano.

A operação busca trazer maior reforço para monitorar as praias paulistas, tendo 3.108 mil policiais militares em atividades de policiamento e proteção à população nos arredores das cidades durante a alta temporada.

Também foram abertas outras 12.087 mil vagas de diárias especiais por jornada extraordinária de trabalho para as polícias Civil e Militar (Dejec e Dejem).

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, essa é uma das maiores operações policiais do mundo, o que significa menos crime e mais segurança para os frequentadores desses ambientes.

A ação será realizada em duas etapas, sendo a primeira entre 18 de dezembro de 2023 e 5 de fevereiro de 2024. A 2º fase ocorrerá entre os dias 6 de fevereiro de 2024 e 23 de fevereiro de 2024.

“Todos os policiais são altamente especializados e estão preparados para cumprir sua missão na Baixada Santista. Essa é a Polícia Militar que está à disposição de vocês. Aqui fica meu agradecimento a todos vocês, pois cabe lembrar que todos os indicadores criminais caíram nesse ano.”, disse o coronel.

Corpo de Bombeiros

Além da PM, o Corpo de Bombeiros também terá atuação intensificada no litoral, buscando prevenir afogamentos a partir de atividades de busca e salvamento, resgate de embarcações em situações de risco, entre outras. São cobertas nas atividades as represas Billings (São Bernardo do Campo) e Guarapiranga (Capital).

O efetivo conta com 821 bombeiros; 137 viaturas entre URSA, UR, Auto-Tanque (AT), Auto-Bomba Salvamento (ABS) e outras; 794 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD) e temporário.

Polícia Civil e Técnico-Científica

As delegacias contarão com o efetivo total, já que serão suspensas férias e licenças dos policiais civis durante a Operação Verão. No litoral norte o efetivo será de 308 policiais civis já contando o reforço de 135 que virão das demais Delegacias Seccionais do Deinter-1. No caso do litoral sul são 1.206 policiais empenhados.

Os plantões do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML) organizarão suas escalas com o efetivo que já atua na região. Em relação às férias, se houver necessidade serão suspensas.

Os policiais atuarão junto ao efetivo nas delegacias, no trabalho de investigação e no atendimento à população. Eles serão contratados por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial (Dejec).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também