Nesta segunda-feira (5) encerra-se o prazo para que os partidos e federações façam suas convenções para a escolha dos candidatos que irão disputar as eleições municipais de 2024, que vai acontecer em outubro.
A eleição partidária é obrigatória para o registro de candidatos, que precisam ter seus nomes oficializados pelas siglas. Os encontros são formais e acontecem de forma presencial ou híbrida, em que os membros de uma legenda manifestam seus apoios. A organização das reuniões é realizada de acordo com o estatuto de cada agremiação.
Confirmação de candidaturas
No geral, as maiores siglas costumam chegar às convenções com os principais nomes decididos, fazendo com que o evento se torne uma espécie de celebração para confirmação das candidaturas. No mesmo encontro, também são definidas eventuais coligações.
Cada sigla, coligação ou federação partidária pode ser apenas um candidato a prefeito e vice em cada município. No caso dos vereadores, cada partido pode ter como candidatos até o número total de cadeiras a serem ocupadas, mais um.
Após as convenções, os partidos tem até 15 de agosto para protocolar o registro de todas as candidaturas. Até o momento, já foram pedidos registros de quase 45 mil candidaturas para as eleições de 2024.
Este ano, quase 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar nos 5.569 municípios do país.