PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Aguapé toma lagoa do Remanso em Hortolândia

Proliferação de plantas aquáticas faz praticamente desaparecer o espelho d'água do Parque Ambiental

A lagoa do Parque Ambiental Remanso das Águas, em Hortolândia está coberta de aguapés. As plantas aquáticas tomaram a lagoa há pelo menos três meses, no entanto, nos últimos dias a situação tem piorado e no local é mais fácil ver a vegetação do que água.

PUBLICIDADE

Os aguapés são uma planta aquática flutuante que se desenvolve muito bem em clima quente. O seu desenvolvimento é acelerado onde há excesso de coliformes fecais, como é o caso das águas das lagoas e represas que são poluídas por esgoto urbano e alguns tipos de efluentes industriais. A Represa do Salto Grande, em Americana, enfrenta o mesmo problema há anos.

No entanto, a solução para o caso não deve ser muito rápida, já que a Prefeitura de Hortolândia informou que vai abrir uma concorrência pública para alugar maquinário necessário para realizar a limpeza no local. A previsão é que o serviço seja efetuado apenas no primeiro trimestre do ano que vem.

PUBLICIDADE

“A Administração pede a colaboração da população para não realizar ligações irregulares de esgoto doméstico que deságuam na área, proliferando o crescimento dessas plantas aquáticas, que crescem devido ao acúmulo de componentes químicos, como nitrogênio e fósforo, resultado dessas ligações irregulares”, reforçou a prefeitura.

De acordo com a Administração, por meio do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), a prefeitura realizará o desassoreamento, limpeza e remoção de areia e outros detritos acumulados no fundo dos reservatórios de contenção. A urbanização no entorno das lagoas também está prevista no programa.

PUBLICIDADE

O PIC é um conjunto de 100 obras e serviços em realização pela prefeitura. “O objetivo é promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano com planejamento e sustentabilidade. As obras serão em parceria com os governos estadual, federal e a iniciativa privada. Estão previstos R$ 400 milhões em investimentos”, concluiu.

 

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This