domingo, 19 maio 2024
ARTE VISUAL

Alunos do CIEP São Jerônimo produzem vídeo stop motion

Grandes animações do cinema foram produzidos em stop motion
Por
Redação
Foto: Divulgação

A arte de fazer vídeo stop motion está sendo trabalhada no CIEP São Jerônimo, em Americana. Cerca de 90 alunos participaram do trabalho utilizando a técnica, durante as aulas na Sala Maker Criar e Aprender.

A técnica consiste em fazer várias fotos de objetos inanimados, movimentados por uma pessoa, e colocá-las em sequência, fazendo com que o nosso cérebro crie a ilusão de movimento devido às diferenças de posição dos objetos. Grandes animações do cinema foram produzidos em stop motion, como Pinóquio por Guillermo del Toro (2022), Coraline e o Mundo Secreto (2009), A Noiva Cadáver (2005), Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005) e A Fuga das Galinhas (2000).

Em Americana, o projeto foi desenvolvido entre julho e agosto, utilizando equipamentos da Sala Maker como impressora de corte a laser para a produção dos elementos do cenário em papelão, tinta guache, cola e recursos digitais com aplicativos de Stop Motion e de edição de vídeo instalados no celular.

O objetivo da atividade foi trabalhar a criatividade, a imaginação e a expressão oral, artística e linguística dos estudantes, como explicou a diretora da unidade, Conceição Ventura Mondin. “Por meio da criação de um Stop Motion das fábulas ‘A Cigarra e a Formiga’ e ‘A Cegonha e a Raposa’, os alunos foram estimulados a pensar de forma crítica e a resolver problemas de forma criativa”, explicou.

O projeto envolveu diversas competências trazidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), exercitando a curiosidade intelectual das crianças, levando-as a recorrer à abordagem própria das ciências, o que incluiu a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para elaborar e testar hipóteses, resolver problemas e criar soluções com base em seus conhecimentos de diferentes áreas.

“A adoção das Salas Maker Criar e Aprender pela rede municipal de Educação de Americana foi uma medida acertada do governo Chico Sardelli e Odir Demarchi para introduzir novos elementos da tecnologia educacional nas escolas. A Educação Maker é uma estratégia baseada em projetos e considera que a resolução de problemas dá novo significado ao aprendizado”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também