sexta-feira, 11 abril 2025
EM ANDAMENTO

Americana abrirá nova licitação para finalizar obra inacabada de creche no Jardim Boer

Após diversas reclamações e manifestações de moradores, secretário estadual de Educação, Renato Feder, confirmou ao prefeito Chico Sardelli a contratação de uma nova empresa para concluir os trabalhos
Por
Isabela Braz
Foto: Lorenna Gasparotte/TV TODODIA

Após quase cinco anos de atraso na entrega das obras da creche do Jardim Boer, o prefeito de Americana Chico Sardelli (PL), confirmou que uma nova licitação para a conclusão das obras será aberta. A informação foi dada após encontro de prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas), em Holambra, nesta terça-feira (12), junto com o secretário estadual de Educação, Renato Feder.

O prédio, que deveria ser entregue em novembro de 2019, e teve investimento de R$ 1,7 milhão de reais de verba estadual, viabilizada por meio do prefeito Chico Sardelli, na época em que era Deputado Estadual, é alvo constante de reclamações de moradores, que pedem há anos por ações efetivas para a finalização das obras.

A unidade é construída por meio do programa Creche Escola, uma parceria entre governo Estadual, Municipal e o FDE (Fundo de Desenvolvimento de Educação).

Segundo Chico, as empresas contratadas pelo Estado abandonaram as obras com 67% da execução feita, e que a nova licitação já será aberta no dia 6 de julho. “Temos cobrado isso há meses e, hoje, após nova cobrança feita na reunião, o secretário trouxe essa boa notícia”, disse Chico.

O advogado Expedito Leal, um dos moradores na linha de frente na cobrança de resultados desta obra, eles acreditam na evolução. “Enquanto não voltarem as obras não vamos parar”, diz.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

BRIGA ANTIGA

Em outubro do ano passado, o TODODIA esteve nas obras junto com moradores para avaliar a condição do prédio. Com entulho, lixo e muito mato alto, a obra trazia preocupação aos moradores pelo medo de insetos e falta de segurança que a estrutura trazia, pela presença de usuários de drogas nas estruturas das obras.

Na época, a Prefeitura Municipal e a secretária de Educação do governo de São Paulo relataram que teriam total interesse na conclusão das obras e que vinham discutindo medidas para resolver o problema.

Mesmo após as solicitações e protocolos cobrando o fim da paralisação das obras, em maio deste ano, os moradores do Jardim Boer se uniram, em um dos últimos protestos, para cantar “parabéns pra você” para a obra inacabada. Na sátira, uma fatia do bolo foi ofertada para membros do Executivo e Legislativo americanense.

Foto: Wagner Max/TV TODODIA
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também