
Após quase cinco anos de atraso na entrega das obras da creche do Jardim Boer, o prefeito de Americana Chico Sardelli (PL), confirmou que uma nova licitação para a conclusão das obras será aberta. A informação foi dada após encontro de prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas), em Holambra, nesta terça-feira (12), junto com o secretário estadual de Educação, Renato Feder.
O prédio, que deveria ser entregue em novembro de 2019, e teve investimento de R$ 1,7 milhão de reais de verba estadual, viabilizada por meio do prefeito Chico Sardelli, na época em que era Deputado Estadual, é alvo constante de reclamações de moradores, que pedem há anos por ações efetivas para a finalização das obras.
A unidade é construída por meio do programa Creche Escola, uma parceria entre governo Estadual, Municipal e o FDE (Fundo de Desenvolvimento de Educação).
Segundo Chico, as empresas contratadas pelo Estado abandonaram as obras com 67% da execução feita, e que a nova licitação já será aberta no dia 6 de julho. “Temos cobrado isso há meses e, hoje, após nova cobrança feita na reunião, o secretário trouxe essa boa notícia”, disse Chico.
O advogado Expedito Leal, um dos moradores na linha de frente na cobrança de resultados desta obra, eles acreditam na evolução. “Enquanto não voltarem as obras não vamos parar”, diz.

BRIGA ANTIGA
Em outubro do ano passado, o TODODIA esteve nas obras junto com moradores para avaliar a condição do prédio. Com entulho, lixo e muito mato alto, a obra trazia preocupação aos moradores pelo medo de insetos e falta de segurança que a estrutura trazia, pela presença de usuários de drogas nas estruturas das obras.
Na época, a Prefeitura Municipal e a secretária de Educação do governo de São Paulo relataram que teriam total interesse na conclusão das obras e que vinham discutindo medidas para resolver o problema.


Mesmo após as solicitações e protocolos cobrando o fim da paralisação das obras, em maio deste ano, os moradores do Jardim Boer se uniram, em um dos últimos protestos, para cantar “parabéns pra você” para a obra inacabada. Na sátira, uma fatia do bolo foi ofertada para membros do Executivo e Legislativo americanense.
