A Secretaria de Saúde de Americana confirmou, na tarde desta segunda-feira (27), a primeira morte do ano por dengue no município. O paciente é um homem de 41 anos, morador do Bairro Santa Cruz.
Ele apresentou o primeiro sinal no dia 4 de janeiro deste ano, quando foi internado em um hospital particular de outro município, apresentando um quadro de dor muscular e de cabeça, febre e sangramento gengival.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, o paciente informou na unidade hospitalar que os sintomas haviam iniciado há pelo menos cinco dias antes da internação. No dia 12 de janeiro, o paciente não resistiu aos sintomas e veio a óbito.
O órgão destaca ainda que ele possuía hipertensão arterial e que o caso foi classificado pelo Instituto Adolfo Lutz como dengue pelo sorotipo 2.
Óbito em investigação no município barbarense
De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, Santa Bárbara d’Oeste também registra um óbito por dengue.
Porém, questionada pela reportagem da TV TODODIA, a Secretaria de Saúde do município informou que o óbito registrado no painel da pasta ainda está em investigação. Portanto, o óbito pela doença ainda não foi confirmado no município; trata-se apenas de um óbito em investigação.