Domingo, 28 Novembro 2021

Americana retoma primeira dose em adolescentes com 'xepa regional'

AmericanaRetomada da vacinação

Americana retoma primeira dose em adolescentes com 'xepa regional'

Após 34 dias de parada por falta de vacinas, Saúde diz ter recebido doses remanescentes de outras cidades

Segundo a Vigilância, a quantidade ainda é insuficiente para suprir toda a demanda (Foto: Prefeitura de Americana/ Divulgação)

Com a vacinação de primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos suspensa desde o final de setembro, a Prefeitura de Americana anunciou nesta quarta-feira (27) a retomada da imunização desse público com a dose inicial.

A Secretaria de Saúde informou que recebeu 1.002 doses da vacina Pfizer (única permitida para adolescentes) e que "a destinação foi possível devido às doses remanescentes de outras cidades, cuja transferência ao município foi realizada pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), órgão da Secretaria Estadual da Saúde responsável pela campanha em nível regional".

A vacinação para este público estava suspensa desde 23 de setembro, a partir de quando município e estado vinham divergindo em declarações sobre a quantidade e destinação de doses.

O município informou na manhã desta quarta que seriam abertas algumas vagas na parte da tarde para a vacinação com doses excedentes, específicas aos adolescentes.

No entanto, no final da tarde o agendamento ainda não estava disponível para este público.

Já no sábado (30) é previsto um posto exclusivo para atender os adolescentes, com agendamento a ser aberto hoje no site www.saudeamericana.com.br.

Segundo a Vigilância, a quantidade de vacinas recebidas ainda é insuficiente para suprir toda a demanda.

O TODODIA questionou a prefeitura sobre as projeções em relação à imunização deste público.

O Executivo informou que, considerando a população na faixa etária estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ainda faltam oito mil doses.

Sobre a reserva de doses, sobretudo para completar a imunização, a prefeitura informou que "o município possui uma reserva referente ao mês de outubro, atualmente sendo utilizada, do total de 8.868 doses, recebidas até agora para atender esse público".
Por enquanto, 669 adolescentes receberam o esquema completo da vacina e seis mil devem atingir o prazo para completar a imunização nas próximas semanas. Sobre a projeção para a segunda dose, a prefeitura prevê "dar continuidade na vacinação para esse público, uma vez que o município recebeu novo quantitativo e aguarda o recebimento de novos lotes da vacina".

VERSÃO DO ESTADO
A Secretaria de Saúde do Estado foi questionada sobre a situação, e emitiu uma nota padrão que vem sendo repetida nas últimas semanas: "A cidade de Americana recebeu neste mês 8,8 mil doses da Pfizer para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. O intervalo entre primeira e segunda dose é de oito semanas para este público, especificamente, e poderá ser reduzido mediante disponibilização de mais doses pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações). O Estado envia doses suficientes em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose nos públicos-alvos e em tempo oportuno para a vacinação, de acordo com o cronograma estabelecido no Programa Estadual de Imunização (PEI), e conforme recebe novas remessas do Ministério da Saúde. A execução da campanha, com organização e distribuição de quantitativos na rede de saúde, bem como aplicação das doses na população, é responsabilidade dos municípios. O número de vacinados em SP está disponível publicamente em: https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/".

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/