A Campanha do Agasalho já começou em Americana. Neste frio, nada melhor do que aquecer quem mais precisa e as doações de agasalhos, cobertores e itens de inverno devem ser entregues na sede do Fundo Social de Solidariedade, que fica na Rua das Poncianas, 930b, na Prefeitura de Americana e em três unidades de saúde até o dia 30 de julho.
Elas já estão sendo encaminhadas pelo Fundo Social de Solidariedade à população de baixa renda e entidades assistenciais, como explica a chefe de gabinete da instituição, Tamara Cury. Ela comenta também sobre a necessidade de doações de meias, roupas de cama e tolhas.
“São os itens que já chegaram. Nós já pesamos para fazer o controle de quantos quilos arrecadamos. Separamos por tipo: os infantis, os masculinos e a grande quantidade de itens femininos. Depois os calçados e cobertores. É muito importante pra gente roupa de cama, travesseiro e toalha que encaminhamos ao abrigo, a Casa de Passagem, e também para algumas famílias que fazem a solicitação desses itens. Conforme a gente vai recebendo, vamos enviando aos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e Casa de Passagem. Semanalmente, a gente tem enviado para todos os pontos que falaram que estão precisando de roupa”, disse.
O que mais pode ser doado?
“Nós aceitamos todos os itens, novos e usados. Então, cobertor, meia, chinelo, camisetas de manga curta, calça e agasalho. Meia é um item muito importante que geralmente não vem e é um item que todo mundo usa no inverno. As pessoas acabam esquecendo, mas que é muito importante”, explica Tamara Cury.
No Campanha do Agasalho do ano passado, foram doados mais de 11 mil quilos de materiais. “Nesse momento, o pessoal acaba fazendo uma limpa no guarda-roupa. Agora, é importante selecionar agasalho, calça, meia e coberto. Agora, na Casa de Passagem que funciona o ano inteiro, mas no inverno o número de atendidos aumenta, também mandamos alimentos para lá, que atende, em média, 130 pessoas. Um trabalho muito bonito que estão fazendo lá e precisam desse apoio”, comenta.
A ação solidária é realizada pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, que administra as unidades de saúde por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.
Confira os sete pontos de coleta na cidade:
As doações podem ser realizadas diretamente na sede do Fundo Social de Solidariedade, na Prefeitura Municipal de Americana, na Avenida Brasil, 85. No Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” de Americana são três pontos de coleta: na entrada da internação e nos Prontos-Socorros adulto e infantil, todos na Avenida da Saúde. Já na Unacon (Centro de Oncologia de Americana), a entrega deve ser feita na entrada da unidade, na rua Goiânia, 65, no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima. O outro local é na entrada da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, que fica na Avenida Cillos, nº 2222, no bairro Jardim São José.
Ainda quem tiver o interesse de receber os itens doados, pessoas ou instituições, podem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade através do e-mail fundosocial@americana.sp.gov.br e do telefone (19) 34054772.