Sábado, 02 Julho 2022

Definido: radares da Florindo Cibin começam a operar dia 4 de abril

Americanacontrole de velocidade

Definido: radares da Florindo Cibin começam a operar dia 4 de abril

Utransv anuncia início do funcionamento dos novos equipamentos de controle de velocidade instalados na "baixada do Zincão", em Americana, onde limite é de 60km/h

Ipem já vistoriou radares no último dia 15 e, após liberação, equipamentos começam a funcionar na próxima segunda-feira em Americana (Foto: Divulgação)

A Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário) da Prefeitura de Americana confirmou nesta quinta-feira (31) a data para o início da fiscalização dos novos radares instalados na Rua Florindo Cibin, na altura do número 4.288, na região do Parque da Liberdade. Os equipamentos começam a operar, já emitindo multas, a partir da próxima segunda-feira (4). O limite de velocidade no trecho, nos dois sentidos da rua, conhecida como "baixada do Zincão", é de 60 km/h.

Na semana passada, a expectativa era de que os radares, instalados em janeiro, começassem a multar ainda nesta semana.

Na ocasião, o secretário adjunto da Utransv, Pedro Peol, informou que o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou a aferição dos equipamentos no dia 15 de março, dando dez dias de prazo para a entrega do laudo. "O laudo sendo entregue, já publicamos o resultado no Diário Oficial e em 24 horas ele já passa a funcionar. Acho que terça ou quarta-feira (ontem) o aparelho já estará multando", previu Peol, na semana passada. Nesta quinta, porém, o prazo inicial foi anunciado para segunda-feira.

Segundo a Utransv, a implantação dos equipamentos foi feita após estudos realizados para avaliação do fluxo de veículos e em atendimento a reivindicações dos moradores.

"Após relatos e reclamações sobre o abuso de excesso de velocidade dos veículos no local, foi feita avaliação e constatada a necessidade da intervenção. Trata-se de uma descida bastante acentuada e requer muita atenção dos motoristas e pedestres, além do respeito às leis de trânsito", explicou Peol.

Aos finais de semana, segundo alguns residentes ouvidos pela reportagem do jornal TODODIA, em janeiro, era comum condutores desenvolverem alta velocidade e até casos de "rachas".

Os dois equipamentos instalados ao longo da via foram retirados da Estrada Ivo Macris, que liga Americana a Paulínia, e da Avenida Abdo Najar. "Como não podemos ainda abrir licitações para a compra de novos equipamentos, optamos por esse rodízio", informa Peol.

O limite de velocidade no trecho, nos dois sentidos da rua, conhecida como "baixada do Zincão", é de 60 km/h (Foto: Arquivo Pessoal/Bianca Rezende)

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/